PÁSCOA NO PÓS-MODERNISMO...

Quando se analisa as manifestações culturais, através da História Universal – sua origem, motivação e forma... É possível perceber que, com o tempo perdeu o significado, não mantém sua essência ou serve de publicidade a uma sociedade que depende de festas para sustentação sócio-econômica e social.

Neste discurso queremos nos reportar a manifestação religiosa da páscoa; porque, por um lado, estamos nos referindo ao que se encontra revelado nas Sagradas Escrituras; Por outro lado, é a oportunidade de levar outras pessoas a meditação sobre o que está revelado na Palavra de DEUS, a respeito de algo significativo a todos nós.

Está escrito:

“No primeiro dia da Festa dois Pães Asmos (sem fermento),

vieram os discípulos a JESUS e lhe perguntaram:

Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa?”

(Mateus 26:17).

“E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos,

Quando se fazia o sacrifício do cordeiro pascal,

Disseram-lhe seus discípulos:

Onde queres que vamos fazer os preparativos

Para comeres a Páscoa?”

(Marcos 14:12).

“Chegou o dia da Festa dos Pães ASMOS,

Em que importava comemorar a Páscoa”

(Lucas 22:7).

“Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo JESUS que

Era chegada a sua hora de passar deste mundo para o PAI,

Tendo amado os SEUS que estavam no mundo,

Amou-os até ao fim.

Durante a ceia, tendo ja ó diabo

Posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão,

Que traísse a JESUS,

Sabendo este que o PAI tudo confiara às SUAS mãos,

E que ELE viera de DEUS, e voltava para DEUS,

Levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e,

Tomando uma toalha, cingiu-se com ela.

Depois, deitou água na bacia e passou a

Lavar os pés aos discípulos

E a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido”.

(João 13:1–5)

Em primeiro lugar, se os Evangelhos nos relatam sobre a páscoa, é a evidência que realmente, fazia parte das festividades religiosas de Israel, naquela época.

Em segundo lugar, se a Bíblia nada fala sobre coelhos da páscoa, bacalhau e chocolate, é a evidência que tais produtos não faziam parte da comemoração dos judeus. Tais produtos que não fazem parte do cardápio da época; Foram introduzidos na páscoa, pela cultura ocidental. Ao mesmo tempo, em que foi retirado o elemento principal da páscoa – o cordeiro (substituído por peixe).

Em terceiro lugar, a tradição religiosa, eliminou o que quis, nas comemorações da Páscoa e, manteve (também) o que quis ou achou conveniente, como é o caso do lava-pés.

O mesmo acontece com o NATAL, assim como, com qualquer fato que seja tratado pela religião descompromissada com o Único e Verdadeiro DEUS.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 07/04/2009
Reeditado em 07/04/2009
Código do texto: T1527713
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.