DEMOCRACIA NA PRÁTICA...

Escrevemos um texto (Discursos), em 28/03/2009, denominado Sobre Democracia... E, um leitor comentou sobre a necessidade de aprender sobre a democracia “na prática”.

Sinto-me por um lado, estimulado a escrever mais sobre o assunto, especialmente, porque, ao discorrer sobre o tema, medito um pouco sobre essa questão.

Ao mesmo tempo, entendo que, possivelmente, ainda não sou tão democrático o quanto seria necessário;

porque democracia se aprende ao longo da vida e, assim, para escrever sobre democracia (na prática), será preciso, rever alguns momentos quando exercia o direito de (também) participar na luta sindical, na empresa pública da administração indireta (antiga EMATERPE), onde comecei a trabalhar em 1978.

Na época, estava sendo iniciado o movimento associativista na empresa o qual, serviu de base para que, poucos anos depois, fosse criado o sindicato da categoria.

Por um lado, nunca senti medo da perda do emprego - estava iniciando o trabalho e ainda era jovem...

Por outro lado, alguns colegas, com medo de alguma punição, acharam por bem indicar seus representantes, escolhidos entre os mais “afoitos”...

Na prática, sempre questionei posições “dirigidas” – se, nos discursos, se afirmava que “éramos representantes” da categoria; como tolerar posições “dirigidas” em favor da associação ou do sindicato, do partido político, etc?

Essa questão, na prática é muito complexa.

Nos primórdios do PT, achei questionável, tanto discurso em favor de melhores salários se, havia dúvidas se na prática estávamos sendo justos com a remuneração da própria “empregada doméstica”...

E, sobre questões semelhantes...

Em síntese, é muito complexo falar sobre democracia (de forma prática), se não conseguimos fazer isso sem “descambar” pra teoria... – motivo porque a filosofia tão necessária a esta vida, se torna intragável pra maioria...

Entendo que falar sobre democracia na prática, é (talvez) muito complexo e, o leitor que afirmo haver comentado o texto SOBRE DEMOCRACIA, tem razão... Não houve como não pender pra teoria - a solução será pensar bastante sobre o sentido da mesma pra nossa vida pessoal...

Em primeiro lugar, o que significa democracia para nós?

Em segundo lugar, temos sido (realmente) democráticos ao vivenciar nossa existência comum, entre colegas (na família, na empresa, nas ruas...)?

Em terceiro lugar, para nós, o mais importante é termos razão ou que a sociedade seja melhor, independente de haver nosso "autógrafo" no "projeto" em execução?

Em quarto lugar, outras pessoas "acham" que nossa prática de vida é (realmente) democrática?

Em quinto lugar, exercemos nossa prática democrática, considerando quem define o termo ou nossos interesses pessoais?

Etc. etc...

Como participante do movimento sindical, em empresas públicas, nos seus primórdios em Pernambuco, senti a necessidade de aprender como ser sindicalista, sem tornar-me unilateral – era importante pensar em ambas as situações: dos Patrões e dos Empregados.

Infelizmente, alguns colegas achavam que a solução era, simplesmente, “derrubar” a classe patronal - ansiavam a vitória do proletariado sobre a classe patronal...

Por um lado, lutavam por reajustes salariais que pudessem "repor" as perdas do poder aquisitivo, em conseqüência da inflação - anunciada pelo governo...

Por outro lado, como defender aumento de salários na empresa se, não pensávamos (na prática) o que fazer com o aumento? Aumento de salário pra poder fumar mais, beber mais...

O reajuste seria apenas pra dizer que conquistamos dividendos financeiros com nossa luta?

Os patrões sempre repassam suas despesas. Eles nunca reduzem seus lucros...

Poderíamos (aproveitar a oportunidade) e, tecer inúmeros e variados argumentos sobre a questão da democracia na prática;

Contudo, não sei outra forma que não enverede pela teoria.

Certamente, havendo interesse, poderíamos fazer através de e-mail... Haveria maior liberdade para troca de idéias...

OBSERVAÇÃO (EM 04/10/2009):

Será difícil construir uma democracia sólida se, não estivermos dispostos a conviver numa demócracia frágil; Se disposição pra olhar frente a frente e caminhar em busca do alvo em vista; sabendo que, possivelmente não o alcançaremos mas que, fica o alicerce pra futuras gerações.

Certa vez, JESUS afirmou: ...Porque os pobres, sempre os tendes convosco... (Mateus 26:11) - ELE tinha poder pra mudar, se esse tivesse sido o objetivo principal de SUA VINDA...

Imagine que, vivemos discutindo sobre o fato da vinda DELE ser real ou não; Quanto mais, construir uma democracia na prática (?!)...

Contudo, agir como avestruz não resolve... Assim, reflitamos sobre o texto e, sonhemos com democracia.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 04/04/2009
Reeditado em 04/10/2009
Código do texto: T1522697
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.