TUDO AZUL ???

Houve uma época quando era comum perguntarem se as coisas estavam bem com a frase: Tudo Azul? Se a resposta fosse “Tudo Azul”, estava tudo certo.

Conforme o Aurélio, o significado popular da palavra azul se refere "a condição de lucro (de indivíduo, empresa, etc)".

Quando os negócios estão bem, afirma-se que a empresa ou a pessoa, está operando no azul. Se, porventura existir um déficit, está no vermelho.

Problema: o diálogo se resume a pergunta “tudo azul?” seguido da resposta: “Tudo azul!”. É semelhante ao costume de perguntar: “Tudo bem?” com o intuito de ouvir como resposta: “Tudo bem!”.

Problema: quando a resposta é diferente, quem fez a pergunta pode não gostar de ouvir outra resposta.

Essa atitude lembra o que, geralmente, acontece nas relações comerciais; Quando alguém entra numa loja, é alvo de todas as atenções; após o negócio concluído, a preocupação número um dos vendedores é “despachar” (logo) o cliente “feliz”, para evitar perda de tempo atrapalhando sua “dedicação” à próxima “vítima”

TUDO AZUL (antigamente), tudo bem, ou seja qual for o tipo de saudação utilizada, trata-se de uma convenção social que nos leva a descobrir quem de fato é amigo.

Quem de fato seja amigo, terá empatia = a capacidade de se colocar no lugar do outro. Terá a preocupação de saber o que é possível fazer pra ajudar a carregar o fardo.

Quando alguém responde que não está tudo bem, que não está tudo azul, não significa que exige da outra pessoa que deixe tudo de lado pra se dedicar ao problema. Muitas vezes é apenas uma forma de sinceridade.

Está tudo bem ou tudo azul pra quem pergunta; não implica que o mesmo aconteça às demais pessoas.

A essas alturas do discurso, algum internauta pode questionar;

Afinal, aonde você está querendo chegar com esse ”lenga-lenga” todo?

Resposta: ao simples fato que nós, cidadãos do terceiro milênio, precisamos aprender a nos comunicar melhor, a ter maior sensibilidade ao outro; porque, temos aprendido a perpetuar muita insensibilidade e individualismo.

Muitas vezes, após a resposta que “não está tudo bem” ou que não está “tudo azul”, a outra pessoa faz seu desabafo. Após algum tempo, ainda sem sabermos o que fazer pra ajudar, é possível ouvir algo assim:

“Puxa!, muito obrigado por ouvir! Você não sabe o quanto está me ajudando!”; Indicando que um dos maiores dilemas da atualidade é a falta de quem saiba ouvir.

O fictício internauta volta ao diálogo:

“Sim. Isso pode ser verdade. Contudo, sou um cidadão cumpridor dos deveres; pago os meus impostos em dia; Portanto, não tenho nada a ver com isso”.

Resposta: OK! Eis uma das razões porque somos a geração “descartável”.

Azul também significa, "da cor do céu sem nuvens com o sol alto, da cor da safira". Existindo (ainda), outros significados; contudo, seja ele qual for, a cor azul faz bem ao nosso coração. Geralmente, quando se pensa em azul, nos vêm à mente, coisas agradáveis como o céu, a imensidão do mar, etc.

Certamente, a vida hodierna não está nada azul; Existe no seio da sociedade, muita dor, angústia, desespero, etc. O estresse e doenças psicossomáticas alcançaram níveis assustadores. Alguém falou que: “nos dias atuais, quem não for um pouco estressado, não é muito normal”.

Entre altos e baixos; entre dias de sol e dias de sombras; entre tudo azul ou vermelho; o desafio que se nos apresenta é a necessidade de desfrutarmos paz interior e harmonia em nossas vidas com o objetivo de tornar menos ríspida a dura face da existência.

Há necessidade urgente de uma saudável "preocupação" sobre a cor na vida de outras pessoas. Será essencial, empenho de nossa parte no sentido que estejam "no azul", para que o mundo em volta seja menos avermelhado.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 09/02/2009
Código do texto: T1429502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.