No ambiente corporativo é ato consumado a vontade que todos têm de crescer... Esse desejo se expande tanto para empresário, quanto para colaboradores. Mediante a essa vontade é possível afirmar que a motivação é o principal ponto forte que deve existir em uma organização. O grande problema encontrado, talvez seja, o caminho que os gestores de setores responsáveis para isso ou os próprios empresários não estejam sabendo utilizar os melhores resultados através de uma motivação eficiente. 

Wilson Mileris, consultor na área de liderança, motivação e vendas, costuma dizer que: ""Existem algumas formas clássicas de motivação como: a motivação pelo medo, que utiliza como base a punição e, para um líder que sabe aplicá-la, apresenta resultados importantes. A grande pergunta é a seguinte: será que essa forma funciona? Muitas vezes sim. O desafio é escolher o corretivo adequado."" . 

Tirar alguma coisa que uma pessoa gosta é uma dessas formas. O indivíduo responderá a esse estímulo imediatamente. Porém, todo estímulo externo gera comportamentos temporários. Outra forma adotada é por meio do incentivo, que utiliza o prêmio como base. Ela promove menos agressões. Entretanto, envereda por um caminho que é chamado de 'círculo-vicioso'. “Isto é, a melhora do prêmio é sempre esperada, caso contrário o efeito é cessado tornando-se algo temporário”.

Em um ambiente coorporativo , a forma de motivação ideal é esta última. Motivar funcionários pelo medo faz apenas com que eles temam seus superiores e passem a produzir menos e criar menos, graças ao medo de alguma punição. Por incentivo também não é eficaz, pois eles apenas responderão aos estímulos que os apeteçam e, entre muitos funcionários, nem todos querem o mesmo. Além disso, vai ficando cada vez mais difícil contentar o colaborador e, gradualmente, tudo requererá algum prêmio. Já com a automotivação, o funcionário responderá aos próprios estímulos e produzirá cada vez mais, para ficar satisfeito consigo mesmo, independente de gratificações ou punições. A automotivação é a chave para o sucesso. Aquele empresário que conseguir formar um grupo de automotivados terá uma vantagem competitiva importante. 

Como fazer para conciliar os objetivos dos funcionários e da empresa? A melhor forma de se fazer isso é compatibilizar as metas de ambos. Ou seja, a instituição deve conhecer as metas pessoais de cada colaborador, para, desta forma, saber quais são suas ambições e desejos. Para isso, é importante abrir uma discussão com todos, para que as metas da empresa sejam alcançadas ao mesmo tempo em que as pessoais, de cada um, também sejam. "Com isto, o funcionário mantém-se automotivados, pois sabe que não está trabalhando somente por números impostos pela empresa, mas também trabalha sabendo que está atingindo suas metas pessoais". 




***
34° CONARH - CONGRESSO NACIONAL SOBRE GESTÃO DE PESSOAS _ 19 á 22 de Agosto, Transamerica Expo Center - 
SÃO PAULO/SP

***
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 23/08/2008
Reeditado em 04/06/2010
Código do texto: T1142095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.