ACRÓSTICO AUTÍSTICO (DAVIH, MEU AMADO FILHO)

 

Delicia-se com hambúrgueres no  fast-food

Adora  se  arrumar,  passear   com  a  família

Viciado   em   jogar  vídeo  game   na   sua   Tv

Intolerante ao glúten, come caqui e abacaxi

Harmonioso,   ouve   músicas   no  bluetooth

 

Meu  melhor amigo!  Me dá  força  e coragem

Esbanja tolerância às mudanças de ambiente

Um  ser  humano iluminado  que caiu  do  céu

 

Às  atividades  de  vida  diária, realiza  com  ajuda

Maneirismos e estereotipias, não possui nenhum

Alimentos  com  texturas   diferentes,   ele  tolera!

Despreza games  que  precisem  fazer  download

Os   brinquedos   usuais,   ele   os   deixa   de   lado

 

Feliz   e   sorridente,  toda  vez  que  tira  uma  self

Indubitavelmente,  meu filho  Davih  é meu  herói

Luz, sons  e  toques, ok! Reage bem  ao  sensorial

Horários sempre precisos, almoçando na hora "h"

Obrigado     Deus!    Por    esse    filho   abençoado

 

 

NOTA DO AUTOR: O acróstico tradicional é uma forma de versificação na qual uma combinação de letras, na vertical, no início de cada linha do texto formam uma palavra ou até uma frase.

 

NOTA DO AUTOR: Você deve estar se perguntando do porquê desta variante do acróstico ter sido por mim denominada de "autístico". o TEA (transtorno do espectro autista) é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. o autismo leve (nível 1), anteriormente denominado de asperger, caracteriza-se pelo fato do autista possuir um alto grau de inteligência e os assuntos de seu interesse sempre explica com riqueza de detalhes, isto é, possuem um nível de compreensão maior em relação a assuntos mais complexos, tanto assim que possuem ótima habilidade linguística. O nome "ACRÓSTICO AUTÍSTICO", além de ajudar a divulgar esta síndrome para um melhor entendimento das pessoas acerca de um comportamento específico e impreciso, onde cada diagnóstico é único, também é uma singela homenagem a meu filho Davih, que antes de ser autista, é luz na minha vida, meu amigo e meu mestre, e quem tudo me ensina sobre a vida e como ser um ser humano melhor, e principalmente pelo fato dele ser o responsável por eu escrever cada linha, verso ou estrofe neste site... da convivência com ele vieram a sensibilidade e a inspiração para um homem outrora bruto e insensível... a concepção de um acróstico autístico, tal qual o asperger, necessita do seu autor: RIQUEZA DE DETALHES, pois a palavra ou frase do acróstico definida, começa e também termina o texto. Você não precisa ser um profundo conhecedor de palavras iniciadas ou terminadas com determinadas vogais ou consoantes, pois temos uma ferramenta maravilhosa (internet, google, etc), portanto, para concebê-lo, você só precisa de amor no coração, uma "pitada" de inspiração e paciência para organizar as frases e construir um texto coerente.

 

DICAS: Para realizar um acróstico autístico (duplo) você deve definir a palavra ou frase do seu acróstico, lembrando que cada letra deve se fazer presente no início e também no final de cada frase, o que transforma a elaboração textual, um trabalho um pouco mais minucioso... me arrisco a dizer que chega a ser um desafio, mas que, ao ser concluso, nos enchem de alegria pelo êxito alcançado. Devo enfatizar que busquei o auxílio do google... aliás ele é necessário neste trabalho dada a dificuldade do acróstico ter que estar presente tanto no início, como no final de cada frase. Pesquisava palavras que iniciavam com a letra do acrostico acima, para ter ao meu dispor um "leque" de palavras, e assim utilizar aquela que melhor se inserir no texto... assim como também pesquisava palavras que terminavam com as mesmas letras do acróstico acima.

 

DICAS: Escolha, sempre que possível, a palavra do seu acróstico que tenham mais vogais do que consoantes ou de consoantes fáceis (ver a seguir), visto que estas últimas também se farão presentes no final da frase, e o nosso vocabulário é bem limitante com relação a palavras terminadas por consoantes, quais sejam: B (pouquíssimas), C (poucas), D (pouquíssimas e em inglês usual, F (poucas... normalmente em inglês mais usual, p ex.: surf, off, chef, staff), G (poucas e em inglês mais usual, p ex.: bug, ong, shopping, ranking, marketing), H (poucas e em inglês mais usual), J (quase nenhuma e só abreveações, p ex.: Rj, Dj), P (pouquíssimas), Q (quase nenhuma e acho que só abreveações), T (pouquíssimas e em inglês mais usual), V (quase nenhuma e acho que só em russo usual por aqui, p ex.: coquetel molotov ou abreveações, p ex.: TV), X (pouquíssimas, mas tem!). Entretanto, ABUSEM das seguintes consoantes (fáceis): letras R, S, L e M (tem muitas); N (algumas); Z (tem várias).

 

DICAS: Lembre-se!!! Riqueza de detalhes... trabalhe a métrica... formule frases mais ou menos do mesmo tamanho... use os espaços entre as palavras para deixar as linhas de tamanhos iguais, a fim de que, tal qual no início, que a frase definida na vertical está perfeitamente alinhada... No final também, tente deixar o mais alinhado possível... use cores para destacar... ou se não é assinante, diferencie usando letras maiúsculas, deixando a palavra ou frase na vertical perceptível facilmente em ambos os lados. MÃOS À OBRA, RECANTISTAS!!!