INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Hoje, falaremos sobre os princípios básicos para descrição de uma imagem. O assunto é muito importante para inclusão da comunidade cega ou com algum tipo de deficiência visual. As dicas são da professora Ana Paula - Pedagoga em Macaíba/RN.

1) Evite frases extensas. O ideal é ficar entre 15 e 20 palavras.

2) Use palavras mais conhecidas e simples.

3) Evite o uso de figuras de linguagem, jargões, termos técnicos e neologismos. Se tiver que usá-los, explique o que significam.

4) Fale se a foto é um retrato ou paisagem, vertical ou horizontal, foto de perfil, meio corpo ou corpo inteiro ou em grupo.

5) Se for uma foto em grupo, descreva da esquerda para direita.

6) Caso haja pessoas abaixadas, primeiro, descreva as que estão em pé. Após, as abaixadas.

Exemplo: sou Sofia. Estou em pé. Minha imagem é apresentada da cintura para cima. Sou loura, cabelos lisos, olhos castanhos. Visto "bleiser" preto com detalhes brancos. Olho para a câmera. O plano de fundo é claro.

Importante: evite o uso de adjetivos que possam conduzir a opinião do usuário, como bonito, feio, bom, mau...

Algo que é atrativo para você pode não ser para quem está lendo sua descrição.

Que tal deixar a pessoa decidir sobre isso? Quero ouvir seu comentário.

E não se esqueça de que a maior parte de qualquer conjunto sempre será o todo.

Abraço fraterno!