FARMÁCIA VIVA DE LÍQUIDO EM LÍQUIDO

Farmácia Viva de líquido em líquido

 

Leite vegetal de gergelim. Estou substituindo o leite de vaca por alguns leites vegetais, entre eles os leites vegetais de coco, amendoim e gergelim. A saúde agradece!

O leite de vaca e seus derivados é forte causador da rinite alérgica, principalmente os industrializados do tipo longa vida, cheios de conservantes.

 

Leite de gergelim!

 

Você mesmo faz em casa e bem baratinho!

 

Você sabia que o leite de gergelim tem muito mais cálcio que o leite de vaca?

 

E com uma vantagem: tem magnésio também, que vai ajudar o cálcio a se fixar nos ossos. Ao contrário do que todos pensam, as melhores fontes de cálcio estão nos vegetais e não no leite de vaca.

 

O gergelim é a melhor delas, com 975,0 mg de cálcio a cada 100 gr, 9 vezes mais que o leite e acima do TOFU que é o segundo colocado, com 683,0.

O leite de ovelha apresenta 193,4 mg, enquanto o leite comum que tem 119,0 mg.

O gergelim também ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Possui a lecitina, substância que desempenha importante papel adstringente no organismo, além de componente do tecido nervoso.

O gergelim é, juntamente com a soja, o alimento mais rico em lecitina, com fração proteica (20 %) de alto valor biológico, formada por 15 aminoácidos, com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).

As principais vitaminas: E (tocoferol), B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).

Como toda boa semente oleaginosa, o gergelim é rico em minerais e oligoelementos, especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.

 

Ingredientes:

 

1 xícara de gergelim bege ou preto (o preto é o que tem mais cálcio)

3 xícaras de água filtrada

Modo de fazer:

 

Deixe o gergelim de molho na água por 8 a 12 horas.

Depois desse tempo jogue a água fora.

Bata no liquidificador com 3 a 4 xícaras de água filtrada (depende se você quer leite mais grosso ou não).

Coe.

Use o que sobra para fazer o “queijelim”, uma ricota. É só temperar com o que você quiser (orégano, salsinha, sal rosa, óleo de gergelim ou azeite, etc)

DELÍCIA!