Dimensões filosóficas da educação.

Que são dimensões filosóficas da educação?

São os princípios e valores fundamentais que orientam as diferentes perspectivas teóricas sobre a natureza e os objetivos da educação.

As bases filosóficas que sustentam os debates sobre educação.

Ajudam a compreender as diferentes concepções de educação que existem na sociedade.

Existem várias dimensões filosóficas da educação…

Ontológica: estuda a natureza humana, sua essência e propósito na vida. NOTA MENTAL: essência.

Epistemológica: investiga a natureza do conhecimento e da aprendizagem. NOTA MENTAL: conhecimento crítico.

As diferentes teorias de aprendizagem e concepções de conhecimento influenciam as abordagens pedagógicas e metodologias de ensino.

Outra dimensão: axiológica. Diz respeito aos valores e princípios morais que orientam a educação. NOTA MENTAL: valores.

Exemplos: justiça, igualdade, liberdade, responsabilidade, solidariedade

Teleológica: trata dos objetivos da educação. Formação de atores sociais críticos? Formação focada no mercado de trabalho? NOTA MENTAL: finalidade.

Você percebe que as dimensões filosóficas da educação facilitam na compreensão das diferentes abordagens e perspectivas teóricas sobre a educação?

Conheça nosso canal no YouTube: ENGENHO DE LETRAS DEVAGAR E SEMPRE

Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 01/03/2023
Código do texto: T7730514
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.