Panorâmica da prova UFRN COMPERVE/2023 (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO)

LÍNGUA PORTUGUESA: questões 1 a 10. Redação: teletrabalho. Inter-relaciona-se com as questões 32 e 43.

LEGISLAÇÃO – CONCURSO UFRN 2023/COMPERVE

11, 15, 19, 20 – PAF.

12, 13, 14, 16, 17, 18 – estatuto dos servidores federais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – CONCURSO UFRN 2023/COMPERVE

21 – compras. Tem a ver com as operações (eixo operacional), o que precisa estar alinhado com o eixo estratégico de planejamento. Questão bem elaborada.

22 – matemática financeira. 100 X 1,2 X 1,20 = 144. Questão fácil.

23 – TAXA INTERNA DE RETORNO (dica no aulão – “bônus”!!!). Explicando: a TIR é uma taxa hipotética que demonstra qual pode ser o retorno de determinado projeto ou investimento ao longo do tempo.

24 – direito administrativo.

25 – matemática financeira (VPL). Eu tentaria um recurso. Para mim, essa questão não deixou clara a data focal. Dinheiro é mercadoria. Tem preço conforme a dimensão temporal. Cabeçalho confuso.

26 – arquivologia.

27 – governança = condições administrativas para o exercício da gestão = processo gerencial. Questão fácil de teoria da administração.

28 – diagramas de causa e efeito = espinha de peixe. Teoria da administração. Obs.: o diagrama de Gantt ilustra as etapas de um projeto. Questão fácil.

29 – AFO. D. Planejamento estratégico = de longo prazo. Tático (médio ou curto prazos conforme o doutrinador). Operacional = curto prazo. Questão fácil.

30 – AFO. D. CUSTOS E SISTEMAS. Siads é uma ferramenta que se destina à informatização e à operacionalização do gerenciamento e controle dos estoques de bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos. Fonte: portal GOV. AQUI, PERCEBO POSSIBILIDADE DE ANULAÇÃO. A questão gera ambiguidade com o SIAFI que, por seu turno, trata da execução financeira, PATRIMONIAL e contábil do governo federal. Mais: o cabeçalho trata de diretoria de contabilidade e finanças, o que pode gerar confusão com o SIAFI, até porque é (também) um dos sistemas estruturantes do SIC. QUESTÃO MAL FORMULADA.

31 – AFO. C. Super fácil. Falamos sobre esse conteúdo nos encontros presenciais. Art. 19 da LRF. Resolvida em sala no curso regular + dúvidas de turma avançada.

32 – governo digital. A digitalização dos processos ganhou muita força, no Brasil, desde 2017 de fato. Questão de atualidade. Tudo a ver (também) com o tema da redação (teletrabalho).

33 – misto de teoria da administração e informática. A questão trata de evento (s). Obs.: gateway tem a ver com segurança da informação.

34 – lógica matemática. 70 X 30/100 = 21. Valor final = 70 (-) 21 = 49. Muito fácil.

35 – AFO. D. Imensamente fácil. LOA.

36 – teoria da administração (liderança).

37 – PAF.

38 – LIA.

39 – teoria da administração.

40 – teoria da administração.

41 – arquivologia.

42 – licitações.

43 – D. AFO + teoria da administração. Gestão de projetos e motivação. Questão fácil. Resolve até por eliminação.

44 – B. AFO. Estrutura da LOA. Assunto reiterado em todas as aulas de todas as turmas. Questão fácil. Precisava só ter cuidado com as “cascas de banana”.

45 – governo digital e controle social. Resolve-se por eliminação e/ou pelo art. 48 da LRF (transparência). Dialoga com a questão 32.

46 a 50 – informática.

Siga nosso canal no YouTube: ENGENHO DE LETRAS DEVAGAR E SEMPRE

Professora Ana Paula
Enviado por Professora Ana Paula em 23/01/2023
Código do texto: T7702202
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.