AMAZÔNIA

Amazônia, terra de natureza exuberante; tudo é grandioso:o seu povo simples e hospitaleiro, as florestas, os rios, os lagos, a variedade de animais e tudo isso forma o complexo de beleza única e singela. Maravilhas naturais que necessitam de cuidados especiais.

Tive a oportunidade de morar na região das grandes águas, como o lugar onde encontram-se águas dos Rios Itacaiuna e Tocantins.

O Rio Tocantins é pródigo em ilhas repletas de magníficas praias banhadas por águas cristalinas que refletem a luz prateada da lua.

Nada se compara àquela paisagem deslumbrante da lua Cheia em todo seu esplendor nas brancas areias que parecem um mar de pérolas.

Suas praias são berços dos tracajás que, no verão, põem seus ovos para garantir a sobrevivêdncia da espécie, embora seus ninhos sejam predados por pessoas que não respeitam à vida.

Não é possível descrever a dimensão e extraordinária beleza da região. Além das praias de água doce, rios caudalosos, ilhas fluviais, águas cristalinas, céu azul e uma imensidão de floresta, existe uma variedade de pássaros dos mais exóticos aos mais comuns. Belos pássaros que enchem alma de prazer com as notas musicais de seus cânticos. É um espetáculo magnífico, é maravilhoso e indescritível.

Fiquei deslumbrado, quando voei por sobre o encontro do rio Tapajós com o Rio Amazonas, em Santarém-Pa. Parecia-me uma grande baia circundada por um colar de areia branca iguais ao de diamantes e as águas do rio refletia o céu azul com nuvens brancas, e, às margens, a abundância do verde e belas flores multicoloridas; uma bela obra prima do criador.

Viajar pelas águas volumosas do rio Amazonas é outra maravilha que meus olhos puderam contemplar. Em seu leito sentia-me tão pequeno diante da grandiosidade do Rio.

Vi o Sol como se estivesse tocando as belíssimas águas, colorindo-as de um tom dourado, à noite, vi a lua cumprimentá-lo com seus raios cor de prata.

Do barco, vi botos cor-de-rosa, peixe-boi e lindas garças em vôos magistrais, vi a natureza em sua grandiosidade. Harmonia e paz emanavam daquela imagem criada há milhares de anos.

O povo, em sua maioria, não se preocupa em quem o governa, estão integrados à natureza e dela tiram seu sustento.

Toda exuberância e grandeza natural está vulnerável e corre sério risco de perder toda magia e encanto por causa do lucro pelo lucro e da exploração desenfreada.

Se a ganancia humana continuar sem limites e sem respeito às riquezas naturais, toda biodiversidade pode desparecer! A natureza pede socorro à aqueles que dela dependem para sobreviver.