PENSEI

Dormi, e quando acordei, estava com quatrocentos e cinquenta anos de idade. Pensei, normal, na bíblia antiga, o velho testamento, diz que certos personagens viveram mais de quatrocentos anos também.

Pensei, estou igual à tartaruga marinha, só que não voltei ao lugar onde nasci, para procriar.

Pensei nas vantagens de se ter mais de quatrocentos anos de idade: não preciso pegar fila nos bancos, não preciso pagar passagem de ônibus, não preciso... só isso? Será que viver este tanto de tempo apenas para não pagar passagem de ônibus ou não ficar na fila do banco, tem sentido?

Qual a finalidade dos personagens bíblicos viverem tanto tempo, pensei, sem entrar em maiores detalhes, sou leigo no assunto. Sinceramente, não sei. Eu, no meu caso, não estou achando graça nenhuma. Será que as tartarugas marinhas acham graça? Vou perguntar pra elas, é só eu ter uma oportunidade. É que é um pouco difícil, moro no interior do país, até chegar no litoral, ir pro mar, encontrar uma tartaruga marinha com mais de quatrocentos anos, perguntar pra ela, e ela me responder, até lá, vou ter mais de mil anos, nesta velocidade, com certeza.

Deixei pra lá. Vim pra cá. Onde estou? Velho deste tanto, deveria saber. Fui pra sala. Ainda existe sala? Fui ver se ainda existe televisão. Deus me livre, pensei, imagina, ligar e ainda estar passando o Domingão do Faustão. Que horror! Imagina, pensei, Show da Xuxa, vou morrer. Mas, com esta idade, é provável que eu não morra tão cedo, mas que vou dar um treco vou.

Pensei, será que encontrarei uma senhora, da mesma idade, para nos enamorarmos? Porque pensei nisto? Instinto? Ainda tenho, será, vontade daquilo? Creio que sim, se pensei...

Mas, pensar não é a realidade, pensar pode ser um sonho ou não, ou coisa parecida. O que é parecido com um sonho? Pensei, nunca vi.

Aliás, esta coisa de pensar já está me deixando com a cabeça quente, neste calor, ainda mais com esta idade, é uma situação um tanto quanto inusitada, e preocupante, pensativo.

A eternidade pode ser aqui, será que isto está acontecendo comigo, serei eterno, pensei? Vivendo neste planeta, será que ele vai se acabar e eu não? Fico imaginando, tanta poluição, tanta coisa ruim acontecendo, tantas catástrofes, é um tal de aquecimento global, efeito estufa, camada de ozônio, tantas coisas que fico pensando, será que terei que assistir ao fim do mundo, neste mundo?

Não tenho respostas, então não faço mais perguntas.

Já que estou mais do que velho, não é terceira idade, é muuiita idade, mesmo assim vou me prevenir, vou continuar a fazer minha caminhada regular, cuidar do coração, idade é coisa séria, nada de carne vermelha gordurosa, nada de excessos, afinal, não é fácil chegar a esta idade, você quer? pense.

Vou dormir.

florencio mendonça
Enviado por florencio mendonça em 25/04/2008
Reeditado em 25/04/2008
Código do texto: T961604
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.