DENGUE... A CULPA É SUA...!

Ninguém ainda se deu conta que o maior responsável pelo atual quadro de epidemia de Dengue é nós mesmos. Não há Presidente, Governador ou Prefeito que consiga investir a fortuna que for para erradicar o mosquito transmissor ou suas larvas, se a nossa imundice diária desfaz qualquer ação oficial.

As campanhas nas mídias já somam milhares de milhões de reais para informar que devemos ser cuidadosos e limpos, apenas isso. Nenhuma campanha diz para que eu ou você compre algum veneno ou que saque o seu FGTS para limpar aquele lote da esquina que está abandonado há anos, cheio de lixo que a própria vizinhança jogou, servindo de habitat natural para o mosquito homicida.

Se cada cidadão brasileiro servir de fiscal, despejando a água acumulada em latas e outros vasilhames; substituir cacos de garrafas que asseguram os muros; cobrir tanques de amianto e esvaziar os buracos nojentos que muitos chamam de piscina, já seria um grande passo, mas ao invés disso, muita gente bonitinha faz campanha e ganha dinheiro, esquecendo de fazer a lição de casa, atacando o poder público como único responsável pela lástima atual, principalmente no Rio de Janeiro, enquanto muitas famílias perdem seus entes queridos todos os dias pelo quadro de hemorragia.

Os donos de casas abandonadas que deixaram buracos cheios de água; terrenos baldios e outros flagrados contribuindo com a proliferação do Aedes Egypt deveriam ser processados pelo Ministério Público e indiciados pela Justiça como homicidas dolosos. É inconcebível que estejamos enxergando uma verdadeira carnificina, normalmente contraída em desfavor dos mais ignorantes e pobres, sendo que as famílias estes mesmos mortos podem ter ajudado o assassino a fazer seu trabalho mórbido. Enquanto assistimos enterros coletivos de crianças e idosos que não resistem aos problemas da doença, os familiares atacam os governos que não investiram em hospitais e leitos.

Com certeza os Poderes constituídos não investiram o suficiente para que fossem criados leitos o bastante, que pudesse atender as necessidades do povo, mas isso não é um problema atual, é antigo e eu e você sempre escolhe os mesmos homens e mulheres para conduzir nossa sorte; mas quanto ao problema da proliferação do Aedes Egypt, este problema é primeiramente meu e seu, depois ele é posto, num segundo plano, no nível oficial do Governo.

Quando você observar aquele copo esquecido num canto da churrasqueira, o ralo imundo da sua cozinha que há anos não passa por uma limpeza, as garrafas de cerveja jogadas no quintal, as latinhas de alumínio que você guarda para vender e que se enchem de água ou ainda o tanque de seu condomínio que nunca viu uma tampa, lembre-se que é através destes mecanismos que em geral os mosquitos transmissores da Dengue se proliferam criando suas larvas e saem por aí matando todos que encontram pela frente; lembre-se que a próxima vítima pode ser eu, meu amigo carioca ou você mesmo.

É bom lembrar de tudo isso para que na hora do meu ou do seu enterro, nossas famílias não fiquem chorando e gritando para a imprensa, atribuindo a culpa ao Governo. Sempre o Governo paga a conta, mas desta vez a culpa deve ser rateada e nós temos que admitir que da nossa sujeira histórica e familiar, estamos matando gente. O nome desta epidemia deveria se chamar Eutanásia.

Parabéns aos Tribunais de Justiça dos Estados que concederam liminares para a entrada em residências e terrenos abandonados; somente depois de medidas desta natureza é que os criatórios dos mosquitos puderam receber a visita dos agentes de saúde, que por sua vez, puderam agir em combate ao Aedes Egypt.

Se a coisa continuar sendo conduzida pela população desta maneira, veremos em pleno Século XXI outras epidemias e a proliferação não só dos mosquitos, mas também de ratos, baratas e outras pestes, da mesma forma que era nos tempos do Brasil colônia e no início do Século XX. Eu que imaginei que com o passar dos tempos fossemos evoluir... Ledo engano!

Hoje eu inspecionei algumas partes do condomínio onde moro e pedi ao síndico que fizesse uma campanha interna de conscientização, com isso eu espero estar contribuindo para a erradicação do problema, e você, o que fez hoje contra a Dengue?

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br