LUCIANO HUCK - SOLETRANDO

A contribuição que a Rede Globo e o Caldeirão do Huck estão oferecendo aos estudantes brasileiros através do quadro “Soletrando” é de fato inenarrável. Aos sábados, o apresentador Luciano Huck apresenta uma disputada sensacional de estudantes da rede pública do Brasil que soletram palavras sorteadas, sendo que cada um dos estudantes representa o seu Estado de origem, sendo os mesmos escolhidos após etapas eliminatórias estaduais.

Esta semana a obra “Helena” de Machado de Assis, foi a escolhida para a extração dos verbetes, em comemoração aos 100 anos de morte do escritor ilustre. Palavras como recenseamento, receptível, extrínseco, homúnculo, cônjuge e pára-choques, foram as responsáveis por uma verdadeira “batalha” entre Laís Silva de Pernambuco e Vanessa Teixeira de Carvalho da cidade de Caetité na Bahia, estudante do Instituto Anísio Teixeira. Por falar em Caetité e Anísio Teixeira, foi nesta cidade que nasceu o extraordinário educador brasileiro, de renome internacional, o próprio Anísio Teixeira.

Vanessa foi a vencedora desta etapa eliminatória de hoje, 15 de março de 2008, mas a pernambucana Laís, disputou até o final com muita garra e mostrando segurança na soletração das palavras lhes apresentada, deixando o programa com um ponto ainda mais mágico do que habitual.

Ao final do concurso o vencedor receberá R$ 100 mil que ajudará o apoio futuro aos seus estudos, o que é importante, imprescindível para um país tão ignorante, onde se ressalta a importância diária das novelas e a escola é algo considerado como secundário. O ano passado, o garoto Aurélio de Goiás, foi o ganhador do prêmio e este ano, já está classificado os Estados da Bahia com Vanessa, Minas Gerais com Eder Coimbra, Amapá com Auricélia Nascimento e Ceará com Bryan Feitosa. Apenas para ilustração, os Estados eliminados por estes quatro participantes foram: Goiás, Paraíba, Tocantins, Distrito Federal, Pará, Roraima, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Outros 15 participantes disputarão 5 vagas e o nove classificados fará uma disputa entre si para sabermos quem será o ganhador do concurso deste ano.

Parabéns a todos os participantes; com raras exceções, enxergamos garotos e garotas que possuem dificuldade financeira, que moram em lugares inóspitos e até inacessíveis, mas que se dedicam plenamente a cultura de nossa língua-mãe, servindo de espelho para milhares de outros jovens que irão buscar em outras oportunidades a chance de concorrerem ao prêmio de 100 mil e de se tornarem conhecidos nacionalmente pela cultura e jamais por meras bobagens enlatadas.

Dizem os que me escrevem que eu sou um bajulador de Luciano Huck e se for pelos elogios que faço em minhas crônicas a este moço sensível que sequer me conhece, que falem, mas ele está mais uma vez de parabéns.

Sucesso (mais) e vida longa a você, Luciano!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br