Eleitores de Aluguel

É chegada a hora das raposas velhas saírem do mato para a beira das estradas...Sim, é chegada a hora dos lobos se vestirem em pele de cordeiro e saírem em busca dos acordos para assim, garantirem os direitos de continuarem no poder executivo municipal de suas comunidades. Pouco importa se no pleito passado, quase se esbofetearam, xingaram uns aos outros, ficaram sem se falar. Agora é chegado o momento das alianças, o passado não tem mais importância, nem mesmo se o adversário político - hoje um bom correligionário- ande sendo processado por corrupção e outras coisas mais... O que interessa para os acordantes de fato, é garantirem por mais quatro anos o poder, a partilha e a certeza de que muitas das brigas arranjadas por eles próprios para ludibriarem os incautos eleitores - e eu conheço muitos casos desse tipo- os ajudem a revezar o direito de barganhar a "sonhada viúva".

Nesse sinistro processo, todos têm a sua vez, desde quando não permitam que nenhum indivíduo ou indivíduos novos se atrevam a disputar esse poder vitalício e vicioso. Nesse caso, meus amigos, pasmem! São capazes de venderem até a alma para continuarem na mesmice, enganando aos mais crédulos e geralmente ao povo mais simples com vãs promessas e favores inusitados!

Durante essa minha vida de peregrinação pelas cidades baianas já vi de tudo em termos de politicagem. Fóruns sendo ateados fogo, títulos de eleitores presos, chantagens, ameaças de perda de emprego, não dá para enumerar, enfim...O que se pode fazer? O povo que vive na mais longínqua localidade da zona rural e em outras localidades também espera o final dos quatro anos de mandato de muitos prefeitos para verem suas localidades serem devidamente assistidas; verem surgir algum progresso. Aliás, em ano de eleição, as obras que poderiam ter sido executadas durante os mandatos, começam a serem construídas em lento processo, que é para não dar tempo de terminar e parecer que as prefeituras estão agindo, em pleno vapor. Quando os mandatos acabam, e os ditos cujos não conseguem serem reeleitos, os novos representantes do poder executivo municipal, geralmente mandam derrubar tudo, ou então modifica a obra e inaugura como sendo idéia sua, com direito a placa e tudo. E a vergonha continua! Com exceções é claro.

Em pleno século XXI, ainda existem os famosos cabras eleitorais sim, é verdade, eles vivem dessa profissão; fazem, política para deputado, prefeito, vereador e por aí vai... Quem pagar mais... Passa a ser o seu candidato e sai por aí, cheio de poder, autoridade e dinheiro. Saem peregrinando pelas comunidades, freqüentando locais determinados, fazendo discurso encomendado, promovendo encontros, sendo a ponte para os favores eleitoreiros e a compra de votos, geralmente realizada na calada da noite. É... O mandonismo e o clientelismo ainda imperam em muitos locais da nossa Bahia. Desaparecem ou ficam quietos durante o exercício do executivo, voltando a freqüentar os bares, ruas, praças, clubes, casas de moradores etc. São comumente gentis, batem nas costas das pessoas, falam da grande amizade que os une aos políticos aos quais representam - muitos inventam até parentesco e dessa forma vão estreitando laços e ganhando a confiança da gente simples e aguerrida que na verdade é a massa que verdadeiramente faz a "diferença". Esse procedimento favoritista e eleitoreiro é uma das armas utilizadas no processo eleitoral de barganhas , mentiras e demagogia.

Os profissionais da política já andam por aí,. eles e seus asceclas investigando. Observem, podem estar aí agora ao seu lado, no seu bairro, na sua rua, na vizinhança.

Fiquem de olho, essa gente é perigosa, possui o dom da palavra, estuda na cartilha daquele a quem serve, topa qualquer parada por dinheiro ou paixão política; muitos são puxa-sacos e apelam para o lado emocional das pessoas, das suas necessidades básicas para assim obterem votos para os seus candidatos.São pagos para representar, artistas da enganação, filhos da mentira. Quem são eles? Ora! Os eleitores de aluguel. Estão aos montes por aí, dê uma olhada a sua volta...E diga NÃO! Seja você mesmo e diga SIM a sua própria consciência e ao direito de exercer livremente a sua cidadania.