Dantinhas, o prefeiturável

O sonho de ser algo, vivenciar algo, conquistar algo, deve ser construído ao longo do tempo e requer paciência, determinação, capacidade de vencer os obstáculos, compreensão...

Meu querido irmão Dantinhas, você soube esperar a sua vez de participar de forma mais elouquente de uma disputa democrática para governar o município de Morro do Chapéu. Você meu irmão que tantas vezes, foi taxado pela classe dominante de "arruaceiro, baderneiro preto", numa clara alusão a cor da sua pele, como se isso fosse impecilho para você galgar um posto de representante político de uma comunidade.

Ainda muito jovem, demonstrou possuir uma visão futurística de que seria possível sim, construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Foi injustamente discriminado por muitos, mas nunca se intimidou, ao contrário, continuou acreditando em seus ideais, juntamente com os seus companheiros de partido e muitos outros simpatizantes da causa que lidera, como presidente do PT, em Morro do Chapéu.

Hoje você é um prefeituravel, pessoa simples que mantém um desejo imenso de fazer justiça social, correr atrás de melhorias para sua cidade e seu povo. Sempre fez tudo isso embora no anonimato, sem chamar muito a atenção, pois, jamais permitiu a nenhum membro da nossa família barganhar simpatias, nos lembrando sempre da obrigação do ser humano servir ao outro por dever cristão. Jamais aceitou morar em outro lugar, jamais aceitou as "benesses"de uma vida sossegada. Vive arrodeado de amigos e correligionários, de pessoas que o amam e o respeitam, sobretudo, por esse seu jeito de ver o mundo, de sentir perceber com muita clareza como fazer para construir uma sociedade voltada para o bem comum.

Meu irmão, a luta será muito grande, mas o seu sonho também o é. Um sonho que pode se tornar realidade se esse nosso povo resolver de fato, acreditar que é possível sim, fazer política de maneira bem peculiar, que se caracteriza em procurar transmutar o cerne do problema que aflinge parte da humanidade como um todo. E, em nosso município em particular: as desigualdades sociais. O seu olhar é o de um ser humano que busca desenvolver em si e nos demais, a capacidade de gerir ideias, parcerias, troca de saberes, e capacitação. Deseja para o município, até mesmo a menor localidade, o mais longinquo rincão dessa terra morrense, a valorização das suas potencialidades em todos os aspectos:político, social, econômico e cultural entre outros; que cada criança, jovem, adulto e idoso, possam ser assistidos em suas necessidades vitais de sobrevivência, habitando um espaço apropriado e digno, onde o lazer, o saber e a qualidade de vida sejam primordiais para a sediação dos jovens e o crescimento e progresso das localidades da sede e da zona rural.

A luta será grande, as barreiras surgirão em seu caminho e os anjos caídos da corrupção, difamação, incredulidade, perseguição e tudo o mais, tentarão por vias diversas, perturbar o processo. Mas, os bons anjos protegem os que com humildade buscam registrar na história ,feitos de valor inestimável para o entrelaçamento de planos coletivos de progresso,para honra e a glória de Deus.

Você procura manter sempre contato de equilíbrio com todos, inclusive com seus adversários políticos, muitos deles, amigos e conterrâneos que merecem respeito e admiração. E, mesmo aqueles, que no passado, tentaram denegrir a sua imagem de homem público e honrado, hoje se rendem à sua postura decente e arrependidos,demonstram possuir por você alguma consideração.

Meu querido,que o povo de Morro do Chapéu, entenda o seu sonho de ser seu prefeito. E, que esse bonito sonho, construído ao longo dos anos, possa também ser o sonho da gente dessa terra, tão velha em idade mas, tão criança em desenvolvimento sustentável, educacional,

social, cultural e muito mais...

Que maravilha possuir amigos e correligionários tão fiéis como os que você possui! Eu fiquei emocionada ao saber do processo da escolha do seu nome e acredito que com a equipe que tem e poderá aumentar, construirá gradativamente os degraus do sucesso.

Rogamos aos céus, que o dinheiro fácil, o poder, os favores e tudo o que caracteriza uma campanha política comum em muitos municípios do nosso estado, não seja atraente para o povo morrense, mas sim, as ideias, a ousadia de um grupo em tentar quebrar um ciclo vicioso e andar para a frente apostando num tempo novo e em sua semente nativa, aprimorada ao longo da história, pronta para brotar, crescer e frutificar na fértil terra dos nossos ancestrais.

Querido, irmão, escritor e historiador, a sua história é uma lição de vida, o seu sonho uma realidade. E, a sua verdade e presteza jamais serão trocadas pela fria politicagem, sim, pois, a nossa gente sabe que um verdadeiro líder se faz ao longo do tempo.

Portanto, meu amigo, a sua trajetória de vida é um livro aberto para ser lido a todo momento.

Você Dantinhas, já é um marco de paz, cultura e esperança de dias melhores. Felicidades!