COMENTANDO OS COMENTARIOS

COMENTANDO OS COMENTARIOS

Quando descobrir o recanto das letras, fiquei subitamente feliz, e ao me tornar membro e diariamente publicar aqui meus textos, ai então foi um êxtase total, um orgasmo pleno.

O recanto é composto por pessoas de diferentes perfis, deste vasto, complexo, emblemático e fascinante universo. Encontro aqui muita gente interessante, com muita qualidade no que escreve inteligentes, extremamente capazes, alguns com uma excelente formação acadêmica, outros nem tanto (como é o meu caso).

Mas, uma coisa me surpreende e me chama atenção aqui nesse espaço. É o conteúdo e a maneira como são direcionados os comentários. Eu andei navegando em algumas paginas de alguns autores e li trabalhos ótimos, ricos, bem construídos, extremamente bem elaborados, com abordagens dentro da temática de forma coesa, lúcida, equilibrada, com belas e eloqüentes explanações, contundentes, em fim textos super bom de serem lidos, que despertam que suscitam e que dá vontade de ler outra vez, e, com uns consideráveis números de leituras, visitas, que seja, mas, uns pouquíssimos ou quase nenhum comentário. Já, no entanto, andei também por paginas de autores não menos capazes, mas, com publicações de textos, pouco expressivos, muitos, desconectados, desfragmentados, sem uma composição definida, que quando agente chega ao final da leitura não chega à conclusão nenhuma, pela falta de estruturação do texto, pela falta de expressão de conteúdo, e não é porque seja anárquico, ou que sejam propositalmente assim compostos, é mesmo por puramente serem “sem graça”, e estranhamente, há calorosos comentários, muitos. Obviamente que esse espaço aqui, sugere isso. E esse mix de culturas diversas só enriquece a todos nós, no que lemos e no que publicamos, eu aprendo muito, porque tenho encontrado muita coisa boa, e mesmo na minha pagina tenho textos que considero bons e outros que os considero ruins, mas essas variáveis, é que nos possibilita a se construir de forma melhor, nessa junção de culturas diversas. Não apenas o que se produz na Sorbone e na Unicamp são tão, amplos, complexos como o que também é produzido nos botequins das esquinas, no cotidiano da vida das pessoas, estas com muita propriedade, porque as experiências de vidas delas são extremamente ricas, completas em suas historias

Mas, o que passei a me argüir, é a formatação desses comentários, em geral são retribuições de visitas, feitas, declaradas e assumidas, (eu também me incluo nesse contexto), o que me deixa espantado é a falta de fundamentar o texto lido, tecendo considerações analíticas, sobre a obra, a neurolinguistica, a semântica, ao conteúdo e suas variáveis. Percebo que existe um considerável número de pessoas que se retribui, mutuamente, quase que diariamente, sei que é dentro de uma normalidade, sei também que aqui é um site de “relacionamentos”, ( e, também faço isso), muito embora não contenha a formatação do Orkut onde mandamos scraps acalorados em respostas a mensagens encantadas que recebemos numa troca de gentilezas. Como sei que posso estar quebrando elos de empatias, e você que esta lendo pode estar subitamente achando que sou ante social, um completo misantropo, e concluindo que isso é uma bobagem, mas não pare de ler, ainda não, por que isso são relações humanas, e o que estou expondo é totalmente cabível e aceitável, mas fazendo uma analogia ou explicitando mesmo Neruda em “Ode a Critica”ele diz: “Então chegou um critico mudo, e outro cheio de línguas, e outros e outros chegaram, cegos ou cheios de olhos, elegantes alguns como cravos com sapatos vermelhos, outros estritamente vestidos de cadáveres, alguns partidários do rei e sua monarquia, outros se tinham embaraçado na testa de Marx e esperneavam em sua barba, outros eram ingleses, simplesmente ingleses, e entre todos se lançaram para disputar com dentes e facas, com dicionários e outras armas negras, com citações respeitáveis, se lançaram para disputar a minha pobre poesia”...

Sei que não há necessidade de nada ou tudo isso, mas, o Feedback é extremamente importante a quem se propõe a fazer um trabalho publico, ele é que vai nos reportar ao que nos propomos a fazer. A critica é parte fundamental do processo de um aprendizado que visa a orientar as pessoas a aprimorarem comportamentos, desempenhos e eficiências adequados a uma determinada situação. toda critica que recebemos em relação a aquilo que realizamos é de essencial importância para o nosso aprendizado e crescimento, ela é a ligação entre aquilo que fazemos e dizemos e a compreensão do impacto que as mesmas exercem sobre outras pessoas.

Em especial a nós escritores amadores, que vamos do extremos de escrever algo belo, intenso, bom de ser lido e também escrever algo ruinzinho, chato, vago, vazio sem sentido, que paramos no meio de ler. Esse feedback - que também é definido como opinião, realinhamento, critica construtiva ou destrutiva - a forma como é feita é que vai mostrar o nível nosso de preparo, de qualificação e eficiência. Mas de fundamental, e essencial, importância e ate mesmo necessário, pra quem esta usando o site pela primeira vez, então, nesse caso é primordial.

O que me deixa perplexo, é essa rede, network, não seria o caso aqui, mas, como definir então? ah! Acho que não sei definir, bom, mas como ia dizendo, esse conjunto de ou grupo de pessoas em suas mutiplas retribuições, no entanto se inzentanto, ou ausentando-se de fazer comentários inteligentes a textos igualmente inteligentes. Acho que em sua formatação original o site busca isso, essa interação, ate mesmo por definição de facilidade, do tempo real, da interatividade. Você assiste a um filme, mas fica impossibilitado de fazer um comentário direto ao diretor, assiste a uma novela e também não tem acesso ao autor, na grande maioria das vezes lemos um livro e da mesma a forma não podemos fazer abordagem nenhuma ao seu autor. Aqui é diferente, pela formatação, pelo tempo real, pela proposta do site. O tempo todo isso é sugerido. E o que me questiono sempre é porque vejo um texto ter 200, 300 leituras e ás vezes nenhum comentário. Será que o texto foi suficientemente desprezível pra não despertar a disposição de alguém fazer uma critica? E se foi porque esse mesmo texto é lido por tantas pessoas? Vi isso em muitas paginas. Porque persistimos em sermos anônimos, a não expressar aquilo que pensamos quando e de que forma pensamos. Acho que todos que publicam textos aqui estão à espera disso, de criticas positivas, ou negativas, isso não importa, por que é de qualquer forma um feedback, mas continuamos no silencioso, no anonimato, ou será que não sabemos (e me incluo no meio) externar um conceito, que conduza o seu autor a entender que o que ele produzio mereceu aplausos, ou toques mesmos que sutis de correção sobre o que lemos? E ficamos apenas no: Que belo, maravilhoso!!! (também já fiz isso) será que porque exercitar o raciocínio é muito mais difícil, complexo, ou talvez seja apenas o querer agradar e ser correspondido?

Certamente que esse texto não terá nenhum comentário, talvez você nem o leia por inteiro, mas já que chegou ate aqui, continue, e pense que esse anonimato a que você se reveste em não dizer nada sobre o que lê, outros farão também isso quando estiverem na sua pagina, lendo e saindo anônimos, silencioso, na ponta dos pés, e assim vamos percorrendo esse vasto caminho margeado por tantas obras expostas

cada uma com suas nuances, com suas peculiaridades, mas não deixamos marcas, não imprimimos a nossa presença, não dizemos nada em absoluto, ou porque não queremos, ou porque não sabemos. Mas de que serve esse livre arbítrio, esse livre expressar? E de termos termos essa plena, total, rasa e geral validade? Quando aquietamos, ficamos mudos. Isso só nos conduz a vários lugares ou mentes percorridas, (me refiro aos autores) mas em círculos, em retornos que acabam nos trazendo única e exclusivamente a nós mesmos, sem acrescentando nada a nada.

Como poderemos deixar de sermos amadores, e melhorarmos aquilo que fazemos se ninguem se propõe a nos mostrar?

JORGE BRITTO
Enviado por JORGE BRITTO em 29/02/2008
Código do texto: T880631
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.