O TAMANHO DO MEU MUNDO

Qual é o tamanho do mundo. O planeta Terra tem aproximadamente 510 milhões de km2 e o universo é infinito. Mas qual é o tamanho do seu mundo. Outro dia peguei-me a pensar sobre isso. Estava sentado à minha mesa de trabalho, olhando para fora pela porta da frente da empresa e fiz uma constatação assustadora. Eu só podia enxergar um quadro de poucos metros quadrados no qual pessoas à pé ou em seus veículos passavam pela minha frente e logo desapareciam. Ao fundo, o outro lado da rua era o limite onde meu olhar chocava-se contra a parede do edifício em frente. De repente senti um aperto no coração e pensei: meu Deus, meu mundo é só isso! Senti uma angústia e imediatamente dirigi-me para fora até a calçada e olhei para os lados onde consegui enxergar um pouco mais adiante, mas ainda assim achei muito pouco. Comecei a pensar na minha vida, em tudo o que, quando ainda criança, eu imaginei ser quando chegasse à idade adulta. Percebi que minha vida não era nada parecida com a que eu idealizara em minha mente sonhadora de menino. Interessante como a vida toma caminhos muitas vezes jamais imaginados, caminhos tão diferentes do que sonhamos que nem parece que somos a mesma pessoa que sonhou um dia. E foi aí que dirigi meu olhar para o céu e vi aquele espaço enorme, aquela imensidão azul e as nuvens branquinhas se movimentando para algum lugar distante.

Refleti sobre esse momento e percebi que o mundo é do tamanho do meu desejo de liberdade, dos meus sonhos, da minha vontade, independente de onde eu esteja, quantos anos eu tenha e pra onde eu queira ir. Um pássaro engaiolado canta maravilhosamente não para celebrar seu cativeiro ou para alegrar quem o prendeu, mas canta porque é no canto que encontra a liberdade que não tem fisicamente. Penso que o seu canto é a expressão do seu desejo de liberdade e que ele sabe que suas asas não foram criadas para ficarem fechadas, mas para se lançarem contra o vento, nas alturas e levá-lo para onde queira ir, mas, dentro de uma gaiola isso é impossível, por isso ele canta porque o seu mundo não é do tamanho da sua gaiola, mas do seu canto que atinge o infinito. Assim também são as pessoas que muitas vezes estão presas por circunstâncias da vida, seja em profissões que não satisfazem, relacionamentos vazios, enfermidades, solidão, problemas de toda sorte. Enfim, vivem aprisionadas de tal maneira que só conseguem enxergar o mundo através de uma pequena brecha em suas portas ou janelas, onde só conseguem ver a vida passando rapidamente à sua frente, sem na verdade fazer parte dela, sem realizar alguma coisa, esquecendo totalmente que seu mundo não precisa, necessariamente ser apenas desse tamanho.

É possível ser maior do que se é em estatura, status ou poder. É possível ser maior que seus problemas, suas angústias, seus medos ou suas ansiedades. Tudo isso está dentro da gaiola a que você se acostumou a chamar de seu mundo, mas que na realidade não é. Isso é apenas uma pequena parte dele. Seu mundo é maior que isso, é do tamanho dos seus ideais, dos seus sonhos, do seu desejo de liberdade. Olhe lá fora, além da porta e da janela, olhe para cima e veja o verdadeiro tamanho do seu mundo. Os pássaros têm asas mas não podem sonhar, nós não temos asas, mas nossos sonhos podem nos levar a qualquer lugar, por mais alto ou longe que seja.

O mundo é muito pequeno quando olhamos com os olhos da realidade, mas infinitamente grande quando o vemos através dos olhos dos nossos sonhos e do nosso desejo de liberdade.

14/02/2008

Ivan De Lima
Enviado por Ivan De Lima em 14/02/2008
Reeditado em 17/08/2011
Código do texto: T859916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.