"MINHA MÃE... pela manhã'

MINHA MÃE... pela manhã

Altas torres

Altas janelas

Abrem e fecham

Sem mexer nelas

Que bom estar na companhia de mamãe. Chamo-a de todos os nomes que me vêm à cabeça e ela por sua vez retruca com pascácio, paspalho e outros que deixo de mencionar, pois só atrapalhariam mais ainda, a nossa harmoniosa e beligerante relação. A baixinha, que se diz média alta, não se convence da sua mínima estatura, pouco maior que a Dorothy de “O Mágico de Oz”. Furiosa, rechaça tal constatação, apesar de pedir que se retire do armário esta ou aquela travessa.

É pela manhã bem cedo que começa o reboliço. Quando se acedem as luzes da cozinha, já sei que a portuguesinha está na ativa. Cá do meu canto observo, que ela já afastou os janelões da área de serviço para ventilar. É chegada minha hora. Lá vou, sobraçando a garrafa do café do dia anterior - entro em seu apartamento.

- Bom dia, mamãe!

- Bom dia, meu filho. Dormiste bem?

- Sim, respondo-lhe. E, logo me apresso em dispor a mesa para a refeição da manhã. Pão, queijo, manteiga cremosa, salame, geléia e o que aparecer pela frente. Ah! E as pilulinhas na vasilhinha, encerram o cardápio matinal.

Neste momento, é minha irmã que entra em cena com sua vitamina bebida à cata do pingado ligeiro. Toma-o, reúne seu material e beija mamãe despedindo-se. Urge, se apressar, a hora não espera e ciosa cumpre fielmente suas obrigações. É um exemplo de ser humano.

Agora, mamãe na ponta dos pés encontra-se com sua cabecinha toda nevada junto à janela da frente para fazer um tchau com sua mãozinha ofendida pela artrite à filha querida.

Deixa-me emocionado tal cumprimento.

Aproveito e oro em silêncio pela minha irmã, acompanhando-a até que o carro desapareça na escuridão da manhã.

Com a Ritinha empunhada na sua mão direita, caminha a passos difíceis para o prazer ainda vespertino.

Bem! Amanhã, eu conto mais.

paulo costa

fev/2008

paulo costa
Enviado por paulo costa em 07/02/2008
Código do texto: T850155
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.