CHAMEM OS BOMBEIROS, MOSSORÓ ESTÁ QUEIMANDO!

Quando eu morava em Mossoró e estava acostumado com sua ardente quentura, achava uma bobagem de minhas filhas, que haviam casado e residiam fora, reclamarem a todo instante, do calor de Mossoró. Até ralava com elas. Outro dia, minha concunhada, chegando de Fortaleza, sugeriu que colocasse uma central de refrigeração lá em casa. Já pensou? Até chamei-a de tola. E é porque morávamos no grande alto de São Manoel, onde à noite, corre uma brisa gostosa.
Parece que quando a gente está fora do jogo, tem uma visão melhor do que ocorre dentro de campo. Resido em Fortaleza, que em determinados locais e horários, também é quente. Mas, no geral, sentimos o ar gostoso que vem correndo por sobre o atlântico. Repetimos a frase centenária e aconchegante: “É um tibau !”.

Queremos, contudo, conclamar as autoridades daquela terra tão boa e hospitaleira, para este grave problema. Calor escaldante. Mossoró está pegando fogo!. Trabalhei muito tempo em padaria e sei o que é um forno quente. O sol projeta raios em ângulo reto sobre aquela boa terra. O vento pára e a cidade esquenta. O asfalto treme e chora, só falta pegar fogo. Já falaram que se alguém quebrar um ovo e jogá-lo no asfalto, ele frita ali mesmo. O calor é abrasador e insuportável. Já li outros filhos de Mossoró, que residem fora, que amam e torcem por esta terra, baterem nesta mesma tecla. Ótimo, façamos coro!

Será que as autoridades, as empresas de projeção da cidade, os poderes constituídos ali e os políticos, não acordaram para isto? Para piorar a situação, resolveram plantar carnaúbas nos canteiros centrais de algumas avenidas. Transplante trabalhoso e caro de carnaubeiras adultas. Certo, que simbolizam e embelezam a região. Mas não fazem sombra. Por que não plantaram árvores frondosas? Mossoró tem terra boa, tem água. O que está faltando? Seria vontade política ou conscientização do povo? Alô, prefeita, faça isso, arborize nossa querida cidade e vossa excelência jamais perderá uma campanha, além de, cada vez mais, ter seu nome escrito no coração do povo e nos anais da história desta centenária metrópole.

Uma cidade que está crescendo agora num ritmo veloz. Tantas torres ali construídas. Mossoró toma aspecto de cidade grande. Bom teatro, shopping moderno, mas tem muito asfalto e poucas árvores. Precisa agora, ontem, urgentemente, de árvores. De sombra. Muitas árvores, na cidade toda, em todas as praças, quintais e canteiros. Ai sim, a escaldante temperatura seria debelada.

Que tal uma campanha, pelos canais de Tv, pelos rádios e jornais?. Plante uma árvore. Cadê Emery? Escreve tão bem, excelente cronista! Vamos gritar, sòmente quando gritamos, alguém escuta. Eu vi ruas em Mossoró, onde os próprios moradores cuidam dos canteiros da rua em frente. Excelente idéia! Existe na cidade um horto florestal, que muito pode fazer num projeto de arborização.

Algo precisa ser feito neste sentido, urgentemente, para esfriar a cidade, incrementar o turismo e para o bem deste povo tão receptivo e ao mesmo tempo tão quente de calor humano.
Ou seremos obrigados a chamar os Bombeiros: Venham urgentes. Mossoró está queimando!