HORIZONTE II

Outro dia passei novamente em frente à escola de línguas cuja placa com a mensagem "amplie seus horizontes" me chamara a atenção tempos atrás. Como não poderia deixar de ser, chamou-me a atenção novamente e lembrei-me daquele dia, em como eu estava aborrecido e infeliz e não pude deixar de comparar com os dias de hoje. Desta vez eu não estava caminhando para o trabalho, em vez disso, eu pedalava após um dia de trabalho, apenas para me exercitar. Havia sido um dia de muita satisfação, com tem sido atualmente pois estou engajado num projeto especial que conta com total apoio e confiança de meus superiores, ao contrário daquela época. Então percebi que realmente aquela frase havia mexido comigo mais do que eu imaginara, tanto que logo depois daquilo eu deixei meu antigo emprego mesmo sem saber exatamente em que iria trabalhar. Fora uma decisão corajosa, porém necessária. Eu sou adepto do "fazer o que se gosta", mesmo que pra isso seja necessário correr alguns riscos. Sócrates disse: "uma vida sem riscos não merece ser vivida." Eu corri e não me arrependi. Ampliei meus horizontes, fui atrás de algo que me satisfizesse, algo em que eu pudesse mostrar meu potencial e ser valorizado. O resultado não poderia ser diferente: trabalhar com alegria. Há muita gente infeliz em seus trabalhos, seja como empregados ou patrões, chefes ou subordinados, bem ou mal remunerados. A questão não está em o que se faz ou o quanto se ganha, é muito mais do que isso, tem a ver com a satisfação pessoal em realizar algo, em ver o resultado de suas realizações e o reconhecimento por elas. É isso que determina sua felicidade profissional, e consequentemente pessoal. Isso aconteceu comigo e hoje estou muito feliz! Devemos ter em mente que passamos a maior parte de nossa vida no trabalho, realizando nossas tarefas diárias. Se isso nos faz infeliz ou não nos satisfaz então devemos mudar de rumo o quanto antes, ampliar nossos horizontes e não esperar eternamente que as coisas melhorem ou se ajeitem, porque isso provavelmente não acontecerá. Nossas atitudes determinam nosso caminho para a felicidade ou infelicidade. Pense nisso.