Caminhos literários

Caminhos literários (José Carlos de Bom Sucesso)

O mundo mudou. Com ele, as pessoas também mudaram. Trasladaram os velhos costumes e o linguajar tornou-se diferente dos critérios léxicos padronizados. Como escrever para a nova geração, que mais simplifica as palavras do que as abreviações permitidas? Novas palavras estão sendo escritas e nem mesmo seus significados, seus sinônimos, seus antônimos não são encontrados nos melhores dicionários.

Porém, a literatura continua. Da mesma forma que os seres mudaram, assim também os hábitos são mudados. Enfim, “Senhora” de José de Alencar poderá ser substituída por algum clássico estrangeiro, por outros autores mais modernos, que buscam novas expressões, que fazem inovadores pensamentos para a nova geração. Porém, a preservada literatura continuará a mesma, porque naquela época a clássica obra de Alencar também foi escrita para a era que se iniciava. Exemplares eram vistos sobre as prateleiras de livrarias, de bibliotecas particulares. Nas faculdades, os debates eram intensos, eram exportados para os mais longínquos cantos brasileiros.

Assim, gerações dos clássicos foram esquecidas e muito pouco são faladas. A literatura é a atual, é aquela em que o poeta, o escritor, o cronista, enfim, o autor está vivo, está ali presente, seja em modelo físico ou modelo eletrônico. É por meio de rede social que o trabalho literário poderá ser divulgado. Na rede social, sempre haverá alguém para ler algum texto, seja ele escrito de maneira léxica ou de maneira rude. O importante é a divulgação da ideia, o importe é fazer alguém ler e mergulhar no mundo de sonhos, de ficção, de imaginação, de romance e até de humor.

É prazeroso para o autor ver alguém lendo seu próprio texto e comentando com mais pessoas. Desta forma, o poeta tem mais opções de fazer versos, o cronista mostra a melhor forma do novo texto. Até o jornalista se dispõe em criar colunas específicas para a divulgação literária.

As escolas também influenciam muito. Através delas, nascem novos talentos nas poesias e na forma de divulgação literária. Admiro e parabenizo os professores que pesquisam e dão luz para que seus alunos busquem estilos de escrita. Quantas ideias poderão nascer naquelas pequeninas crianças e serem divulgadas mundo à fora?

Escrever é arte e o artista é o singelo escritor, na forma de poesia que inala o verdadeiro poema, no pequeno texto que mudará a vida ou o pensamento de alguém. O escritor também mergulha na alma do leitor e muitas vezes é consolo para quem tem depressão, para quem está amargurado, para quem o amor está nascendo, para a nova juventude que está surgindo e nela, o poder de divulgação do novo estilo de vida para o escritor tão desanimado com seu trabalho.

Então, leiam e sintam como o mundo literário é fascinante. Há obras para todas as gerações. Para o amante, o amor. Para o cientista, a teoria. Para o solitário, a liberdade. Para o músico, a música em forma de poesia. Para o religioso, a forma de levar a evangelização aos quatro cantos da terra. Para o escritor, a forma de escrever para toda a geração que o lê, que, algum dia, se for o caso, renderá alguma homenagem a ele. Ao poeta, a felicidade de cumprir com o dom dado por Deus e seu talento distribuído pelo mesmo Deus.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 21/05/2024
Código do texto: T8067770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.