A GUERRA NOSSA DE CADA DIA...

O que leva uma pessoa a agredir a outra e subtrair-lhe seus bens materiais? Se você disser que é preguiça de trabalhar, discordarei. Por um único motivo... dá muito mais trabalho acuar alguém do que ganhar sua vida honestamente. Mesmo porque o agressor nunca sabe como sua vítima em potencial poderá reagir...

O mundo sempre foi um lugar violento, onde não raro alguns indivíduos tentam suplantar os outros. Em alguns casos são bem sucedidos, em outros pagam caro por sua ousadia. Por isso são tão perigosos para suas vítimas... qualquer movimento que seja lido pelo agressor como um gesto de defesa pode fazer com que o ato agressivo se torne fatal.

Vivemos em guerra constante. Engana-se quem acha que "guerra" é quando um país ataca o outro. Afinal, "país" é um conceito abstrato. Na verdade, ao pé da letra, não existem países em nosso mundo azul... existem extensões de terra tomados por alguns indivíduos e por esses nomeados. E o grupo que os acompanha simplesmente aceita suas imposições.

Costumamos associar o ato de guerra quando um desses grupos toma atitudes belicosas contra o outro. Há vários exemplos ocorrendo ao redor de nosso mundo nesse momento. Mas a guerra é muito mais do que isso... quando um grupo de pessoas subjuga outro e tira vantagens desse, é um ato de guerra. E o pior, sem quartel...

As pessoas são, muitas vezes, cooptadas ainda jovens para fazer parte desse "esquadrão" invisível. E como isso acontece? De várias maneiras. Uma delas é acenando com uma estabilidade financeira que não existe. Ostentação. E o que é melhor... acesso a todas as comodidades sem ter que se sujeitar ao "establishment"... tudo instantâneo! Bastando, para isso, esticar a mão e apanhar o fruto do trabalho de outrem...

E aí, toca quebrar regras sociais e adotar outras... que no futuro se mostrarão extremamente danosas para o próprio indivíduo. Mas no início, tudo parecerá o paraíso... pois o soldado está se preparando para a guerra, e apenas as benesses lhe são apresentadas. Um mundo de aventuras e emoção...

Mas... e o Estado? Porque não toma nenhuma atitude contra esses... meliantes... que colocam em risco a vida dos cidadãos? Como eu já disse, "Estado" é um conceito muito vago. E existem "Estados" inseridos em outros... não à toa que se diz existir um "poder paralelo"... o que nos esquecemos sempre é que apenas nós podemos mudar essa mentalidade... e, quiçá, um dia terminar a guerra do cidadão contra o cidadão. É um sonho utópico, mas quem sabe se um dia não se realizará?

Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 18/05/2024
Código do texto: T8065675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.