O RIO CONGELADO

A primeira vez em que vi um rio completamente congelado foi no começo do inverno de 2013, na cidade de Malmo, na Suécia. Até então, somente havia vislumbrado um panorama de tal magnitude em revistas especializadas em viagens e sempre me surpreendia a beleza da imagem. Mas quando a fotografia se torna real bem ali diante dos nossos olhos o encanto ante o espetáculo ganha maior dimensão.

Eu e minha esposa fomos a Malmo em meados de novembro daquela ano, a convite de um casal amigo. Como eles estavam de viagem para o Brasil gentilmente colocaram à nossa disposição o apartamento deles localizado perto dos principais pontos da cidade. Ficamos tão empolgados com a possibilidade de passar o período de um mês na Escandinávia conforme nos ofereceram, que aceitamos o inesperado e maravilhoso convite.

Para chegarmos a Malmo fomos primeiro para Lisboa e ali embarcamos no vôo para Copenhague, capital da Dinamarca de onde pegamos um trem ao anoitecer até o nosso destino.Desembarcamos na Triangle Station e fomos para o apartamento onde ficaríamos. Nossa amiga Ângela anteriormente tinha vindo a Natal e nos entregado a chave e as senhas para acesso ao imóvel.

Um jantar de frios devidamente providenciado pelos amigos suecos nos esperava sobre a mesa posta, tamanha a amabilidade do casal anfitrião. Degustamos o mimo após nos instalarmos, animados e felizes por tanta consideração.

Dia seguinte fomos conhecer a cidade, que se mostrou linda e encantadora. O tempo já principiava a esfriar visto que o outono daria espaço para a estação invernosa prestes a se iniciar. Foi durante os primeiros passeios descobrindo a beleza de Malmo que passamos por uma ponte onde o rio ainda não congelado se tornaria, logo depois de alguns dias, em dezembro, rígido como um bloco de gelo

Tantas lembranças arquivamos na memória do tempo em que permanecemos em solo sueco durante um mês inteiro. Fomos a Estocolmo uma só vez porque a viagem de trem demorava sete horas, mas íamos à Dinamarca quase todos dias, de trem, tendo em vista que o percurso não passava de vinte e cinco minutos. Realmente, realizamos um grande sonho, vimos um mundo completamente diferente onde as pessoas vivem rodeadas de prosperidade, bem estar, qualidade de vida superior e ambiente seguro, lindo e feliz. O rio congelado remeteu às minhas leituras de infância das revistas em quadrinhos Pato Donald e Tio Patinhas. Inesquecível!

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 10/05/2024
Código do texto: T8060289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.