PRIMEIRO DE MAIO

Eu desejei fazer um texto especial para este primeiro de maio de 2024 masas minhas condições, visuais ,não me permitem escrever uma linha sem ter que fazer muitas correções.

Então para não deixar sem dizer nada, nesta data magna de todos nós, os trabalhadores – verdadeiros-, pedi para meu filho localizar um texto, antigo, que dedico aos trabalhadores de Rosario do Sul, do Rio Grande do Sul e do Brasil

PRIMEIRO DE MAIO

Me lembro que, na década de sessenta , neste dia, o meu pai e os demais trabalhadores de Rosário do Sul, dirigiam-se para Sociedade Operaria, na Amaro Souto quase esquina com a Canabarro, e lá faziam um grande churrasco, com carne oferecida pelo Cia. Swift do Brasil e regado a muita cerveja, para comemorar dia do Trabalho.

Aos meus olhos de guri, este era um momento de grande civilidade, de valorização do trabalhador e acima de tudo de patriotismo pois antes de servirem o churrasco, havia um momento cívico em que discursos eram proferidos, parabéns eram cantados e no ponto apoteótico da festa, ouvia-se, tomando conta do ambiente e da rua, um coro de vozes entoarem o hino nacional...

Era impossível não chorar ao sentir-se que, cada um daqueles homens rudes e sem cultura, possuíam um enorme orgulho de serem trabalhadores.

Os anos se passaram e me tornei, como a maioria do povo brasileiro, um trabalhador e minha carteira de trabalho foi assinada no dia 15/10/1964 como funcionário contratado do banco da Província, em Rosário do Sul.

E desde então tenho muito orgulho de minha condição de trabalhador que, mantenho até hoje, aos 77 anos, com a certeza que me acompanhará por toda a minha vida.

Este meu orgulho que não é menor que o orgulho da maioria dos brasileiros, decorre da consciência que tenho de que somos nós, os trabalhadores, os gestores de tudo o que se produz, nos campos e nas cidades de nosso país e, nos campos e nas cidades de todas as pátrias.

Somos nós que com nossas mãos e com nossas inteligências criamos do rudimentar arado que rasga a terra à tecnologia mais avançada que permite ao homem estar presente em qualquer lugar do Universo.

Somos nós que construímos, com o suor de nossos rostos e com a agudeza de nossos raciocínios, transformados em Trabalho, tudo o que existe e que é colocado a nosso serviço e a serviço de nossos irmãos da humanidade.

Por isto a nossa dignidade não é afetada por aqueles que nos exploram e que tentam algemar as nossas mãos e as nossas mentes. Que tentam criar condições para escravizar a nós e aos nossos filhos.

A nossa liberdade reside na nossa capacidade de criação e de transformação. E quando os povos, pela ganância, pelo ódio, pelo roubo, pela corrupção e pelo abuso de poder político de seus falsos lideres levarem a sociedade à ruína e à desgraça a nossa capacidade de trabalho reconstruirá tudo, de novo, com o nosso amor, com a nossa dedicação, com nossa força e com nossa união inquebrantável.

Por isto hoje, antecipadamente, estou de parabéns! Trabalhador que sou e que me transformei de filho de trabalhador em pai de trabalhadores e com certeza, em avô de trabalhadores.

Estão de parabéns, comigo, todos aqueles trabalhadores do Brasil e do mundo que mesmo não estando reunidos na Sociedade Operária de Rosário do Sul, acreditam que o trabalho honesto e permanente é a única forma de libertar o ser humano da miséria, da fome, da ignorância criminosa da individualidade e transformá-lo em um Ser Social que possui a Dignidade e a honra como bandeiras de conduta permanentes.

Nossa Repulsa e nosso crítica, para os mentirosos e falsos trabalhadores que, travestidos como tal, são atores privilegiados da peça de horrores que, atualmente é encenada, no grande teatro da nossa Pátria.

Nossos Parabéns, então, para os verdadeiros trabalhadores que construíram e que continuarão construindo a nossa riqueza, a nossa honra e a honra e a riqueza de nossa Pátria e das Pátrias de todo o Universo.

Salve 1 se maio de 2024!

Salve todos os TRABALHADORES DE DO BRASIL E DO MUNDO !

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 01/05/2024
Código do texto: T8053860
Classificação de conteúdo: seguro