No resto do Paraná, no resto do Brasil...

Dia desses assistindo o Jornal Estadual (19 horas) de uma determinada emissora de TV, me ative a notícia sobre a previsão do tempo quando o apresentador informou que na capital e no litoral, nublado. No resto do estado com grande possibilidade de chuva, mas nada preocupante.

No jornal das 20h30 agora em âmbito nacional e sobre o mesmo tema, outra decepção. - Tempo bom nos estados do Sudeste e Centro Oeste. No resto do país, chuvas esparsas.

Ambos encerraram o noticiário desejando uma ‘muito’ boa noite. Muito? E o pior: Duas vezes ‘resto’? Somos ‘restos’ tanto em nível estadual e nacional?

O estado que adotei (Paraná) é importante no contexto nacional. Tem a segunda maior usina hidrelétrica do planeta - Itaipu. Tem uns dos maiores pontos turístico do Brasil - as Cataratas do Iguaçu. Tem o maior porto de exportação de produtos agrícolas do país - Paranaguá.

Seria bom lembrar os redatores - já que os apresentadores não são culpados, pois estão lendo a notícia - que o Paraná não é só a capital e o litoral com suas belas praias. Não! O interior não é o ‘resto’ do estado. Somos ricos em diversas atuações e, acima de tudo, educados e receptíveis. Temos uma centena de cidades com menos de 60 mil habitantes que não irão negar aos redatores, se os visitarem, uma xícara de café, um bolinho da graxa, um suco de laranja ou um trago de cachaça curtida no butiá e...horas de boa conversa. Duvida? Nos procurem sem a necessidade de se apresentarem.

E para os redatores da matriz (RJ), mesmo conselho: Vocês não são restos. Tampouco a população dos demais estados deseja assim ser tratada.