MAIS UM FERIADO UNIVERSAL... 18h43min. *

De nossa parte, já escrevemos singelos textos sobre este tema: Primeiro de Maio, que, por justa razão é um feriado Universal. Nos primórdios de nossa evolução Planetária, as atividades do trabalho, se restringia a caça e a pesca, mas ouve uma verdadeira “revolução”, quando o homem descobriu que plantando uma semente, ela germinava e se multiplica, se transformando em alimento, com isto o homem deixou de ser nômade, e, surgiram os primeiros povoados...

As profissões foram se multiplicando, até a sociedade chegar aos que tinham o capital, e aqueles que ofereciam o seu trabalho. As revoluções industriais foram as molas propulsora disto, livros e mais livros foram escritos, sobre Capital e Trabalho, com destaque a Karl Max, * que em 1867 escreveu o célebre livro O Capital, que previa a “derrocada” do Capitalismo, e, ascensão do comunismo, fato, que que há evidencias que isto não aconteceu, pois, o capitalismo se humanizou, pois as empresas de grande porte, passaram até a dividirem seus lucros com seus colaboradores...

Na Era Vargas, - 1930/1945 – este político criou leis antevendo isto, de que modo? O empregado que permanecesse numa empresa por dez anos, dai para frente receberia uma pequena porcentagem dos lucros da empresa. Porém, parte dos empresários não estavam “preparados” para aceitar isto, antes do empregado completar dez anos era mandado embora...

Vendo esta prática, no governo militar, -1964/1985 – criou o Fundo de Garantia, isto é, mês a mês era depositado na conta do empregado, 8% sobre o valor de seu salário, se o empregado fosse mandado embora sem justa causa, poderia sacar o Fundo de Garantia, que teria um acréscimo de 40%...

Desde a muito destes tempos de “modernidade”, há muitas profissões que correm o risco de serem extintas, o que não deixa de ser motivo de preocupação, vários seguimentos estão tendo diminuição de seus postos de trabalho, com destaque ao setor bancário, em razão da automatização, pois os que tem habilidade, - que não é o nosso caso – resolvem tudo pele celular, não indo a agência onde tem conta...

Outra profissão que está decrescendo é a do vendedor, pois a Internet está ocupando o espaço deles. Não muito tempo atrás, o vendedor, ia diariamente no estabelecimento para levar as faltas diárias, - estou me referindo as farmácias, que atuei durante vários anos – hoje, praticamente esta figura está extinta, pois os pedidos são feito por telefone, e uma pessoa, - muitas terceirizadas - veem fazer a entrega, “eliminando” o vendedor, isto também está ocorrendo com as grande lojas, cujo pedido é feito pela Internet, não deixam de ser “tempos novos”, pode ter seu lado “bom” e outros nem tanto, pois quando se “elimina” o vendedor, se perde maias um posto de trabalho...

São as nossas singelas conjecturas sobre este primeiro de maio que se avizinha... 17h25min. Curitiba, 23 de abril de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Em tempo: hoje, faz 30 anos do acidente que ceifou a vida de um dos maiores ídolos do Brasil: Airton Senna, com o seu prematuro falecimento, sem a presença dele, os domingos pela manhã ficaram mais tristes...

*Karl Max, nascimento: Tréveras, Renânia-palatinado Pussia, Confederção Germânica.

Morte: 14 de março de 1883, (64 anos). Londres, Inglaterra. Datas e nomes compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.conm.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/04/2024
Reeditado em 01/05/2024
Código do texto: T8052969
Classificação de conteúdo: seguro