LATIM DIÁRIO

Francisco de Paula Melo Aguiar

O Brasil ao ser achado, descoberto ou encontrado por Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, segundo nos informa o relato da Carta de Pero Vaz de Caminha, deduzimos que os nativos não falavam a língua portuguesa e ou latim.

Já são decorridos 524 (quinhentos e vinte e quatro) anos e os nativos resistem a exploração do homem branco, só que tem agora menos de 10% (dez por cento) de sua população originária a época do "descobrimento" em nome de Portugal, via ordem de Dom Manuel.

Aqui Portugal implantou o seu domínio explorador em nome da "pseuda" colonização, envolvendo roubos e assaltos de nossas riquezas naturais, vegetais e minerais, implantando também a escravidão dos nativos, suas culturas, seus dialetos, suas crenças, suas terras e seus povos originários.

Ainda achou pouco, a exploração portuguesa, exportou e implantou a escravidão do povo livre e negro, via sequestros de africanos, gente até então livre e com valores morais, materiais e espirituais, que ficou conhecido como tráfico ou comércio negreiro, durante séculos.

Uma vergonha praticada pela Coroa Portuguesa na Colônia do Brasil!

A semana passada o governo de Portugal se limitou a pedir desculpas ao Brasil pela escravidão aqui implantada, o que representa discurso vazio para inglês vê, isso é pouco demais, era melhor ter ficado como antes, calado e omisso.

A única coisa que do branco colonizador ou explorador ainda resiste no nosso dia a dia são as 7 (sete) expressões em latim, a língua do Império Romano e adotada como língua oficial da Igreja Católica, em seu culto, assim adotado até o Concílio Vaticano II, via João XXIII, quando se começou a celebração da missa em língua portuguesa no Brasil e nos países desta língua.

No Brasil, mesmo com as reformas ou tratados existentes, inclusive os termos da nova ortografia de uso da língua portuguesa, tida como língua mãe ou materna , continuamos usando sete expressões diariamente e proveniente do Latim, apesar de ser língua morta, são elas:1) "Agnus Dei" ou seja "Cordeiro de Deus"; 2)"Corpus Christi" ou "Corpo de Cristo", referente a festa católica, móvel e anual de Jesus Cristo, presente na Eucaristia, realizada 10 (dez) dias depois de Pentecostes ou da vinda do Espírito Santo, criada pelo Papa Urbano IV, em 1264; 3) "Curriculum Vitae" ou " Currículo Profissional", contendo o histórico pessoal e profissional de alguém, dizendo os cursos que tem e o que sabe fazer ou trabalhar; 4) "Data Venia" ou "Pedido de licença" para falar, entrar ou sair de algum lugar ou ambiente, se pede passagem ou quer dizer alguma coisa, discordar ou concordar com alguém, inclusive para pedir desculpas ou declarar solidariedade; 5)"Habeas Corpus" ou "Ter o corpo", presente na nossa legislação penal brasileira, destinado a garantir o direito de ir e vir, a liberdade física, preventiva ou repressiva, contra qualquer autoridade coercitiva que mantém ou quer manter ou prender alguém ilegalmente; 6) "Per Capita" ou "Por cabeça" , por exemplo, renda por pessoa em determinado grupo ou classe social, em um país, estado ou cidade; 7) " Post Scriptum ou P.S.)" ou “escrito depois”, usado para acrescentar ou suprimir algo no fim de uma correspondência ou ofício, carta, memorando, etc.

E assim a língua portuguesa, continua usando em versos e prosas, os termos latinos citados, durante séculos no nosso dia a dia.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 30/04/2024
Reeditado em 30/04/2024
Código do texto: T8052932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.