Ser livre

Janis Joplin cantou que a liberdade é outra palavra para não se ter nada a perder. Nada a se perder, nada a se prender, a se acorrentar: isto é ser verdadeiramente livre. Sem regras, limitados apenas pelo amor. Esta foi a linha de pensamento que dominou o movimento "hippie" dos anos 1960.

Para outros, ser livre é poder fazer o que quiser sem se ater a regras ou limites, mesmo que desrespeitem o direito de liberdade do outro.

Aprendemos que nem os hippies e nem os liberais estão corretos, porque os limites existem e devem ser respeitados. A máxima "o meu direito termina onde começa o do outro" explica muito bem este princípio. Mas a melhor definição de uma sociedade livre é a conhecida Lei de Ouro: trate o próximo como gostaria de ser tratado.

Mas a verdadeira liberdade é o amor. E o amor sempre tem a perder, no sentido de ter amarras com as pessoas as quais amamos. Ser livre é amar.

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 25/04/2024
Código do texto: T8049447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.