AGUENTA CORAÇÃO

Vinicius já disse que a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro...

Assim a convivência intima entre duas pessoas só dura se, como a planta, regarmos todos os dias e quando necessário, colocarmos um pouco de adubo, mas não tanto para não sufoca-la.

Desde 1995 escrevo sobre esses desencontros, como foi no caso do REENCONTRO, que fiz naquele ano.

Como há muito não tinha feito mais nenhuma letra sobre o assunto e por ele acontecer frequentemente na vida das melhores famílias, resolvi agora compor o Aguenta Coração, sobre a tentativa daquele casal que apesar de ter buscado diversas soluções não conseguia encontrar nada que pudesse levar ao fim desejado. Mesmo porque recentemente havia tido alguns exemplos em pessoas próximas.

Na música um dos protagonistas concluiu que após todas as tentativas só restava a conformação de aguardar a conclusão, ficando porém na dúvida se desse jeito o seu coração aguentava.

AGUENTA CORAÇÃO

(Almir Morisson)

Esperei por duas vidas

Que voltasses a me amar

Por dois mares, três amores

Mas não pude te alcançar

O amor foi se perdendo

Foi sumindo devagar

Nem senti quando partia

Quando vi não estava lá

Segui mil conselhos

Fiz acordos, concedi

Muitas preces, mil apelos

Que pena não consegui

Só resta a conformação

Esperar a conclusão

Suportando a dor no peito

Só não sei se desse jeito

Aguenta meu coração

Ananindeua 18/05/2021

Quando mostrei aos amigos do nosso grupo dois deles sugeriram que mudasse o verso final para aguenta coração, tirando o "meu". Não sei por que não gostei. Achei que como o filho tinha sido parido assim e eu tinha gostado, ele deveria continuar desse jeito.

Apesar de não ser advogado fiz a defesa do meu ponto de vista com réplicas e tréplicas...

Disse que a intenção da frase não era ser imperativa como na canção do José Augusto que dizia “aguenta coração” mandando que o coração aguentasse e não na dúvida se aquele coração específico aguentaria ou não, como na minha. O mesmo acontecia na do Gonzaguinha mandando o coração explodir porque não dava mais pra segurar.

Na minha, um dos protagonistas estava na dúvida se o “seu” coração aguentaria ou não a espera, portanto era necessário um pronome ou no mínimo um artigo definido, pois sem ele ficaria indefinido qual era o coração. Inventei até que de acordo com a melodia criada ficava mais eufônico assim.

Talvez fosse mesmo pinima, pois poderia ter usado da elipse e dava pra entender, mas não ficava do jeito que eu queria. A verdade é que não queria nenhum parceiro naquela música, nem que fosse para tirar um pronome.