A Parábola do Filho Pródigo como não está sendo contada

Uma das parábolas bíblicas mais comentadas pela exegese cristã é a Parábola do Filho Pródigo. Todavia totalmente fora de foco nesta era pós-modeRNA, essencialmente capitalista. Se o é assim para a parábola bíblica mais conhecida, imagine-se para as demais.

Começa pela ênfase ao título, quando "título" não é bíblico. No inglês, por exemplo, é “O Filho Perdido”. Quando Deus não é deus de perdido, mas Deus de Achado: Parábola do dracma achado, da ovelha achada, do filho achado, etc.

Depois vem a forma esdrúxula de se iniciar os comentários.

Já se tornou lugar comum dizer que o pai deu a herança ao filho mais novo, quando a própria parábola diz que ele dividiu a herança com os dois filhos. Aliás, o pai não poderia dar a parte da herança pertencente ao mais novo sem primeiramente dar a do mais velho - o primogênito. Sendo que ao mais velho caberia porção dobrada. Ou seja: Dois terços para o primogênito e um terço para o mais novo.

Se não der ênfase a esses detalhes introdutórios, a parábola sai totalmente truncada; sutil...

Em seguida vem os demais descalabros, na "Versão Capitalista Revisada e Atualizada".

Insiste-se em dizer que o pai deu a herança (normalmente se atenta para dinheiro) sem explicar que era uma herança materna e não paterna. Por só existir herança com a morte do testador. No caso a herança materna significando a morte da nação Israel. Ou seja: Israel havia se prostituído.

Porém o maior disparate está em se frisar que o filho mais novo desperdiçou a fortuna, quando não consta na Versão Almeida, antes da década de 50. Nesta diz que ele dissipou. Consoante ao escrito grego.

Dissipar (διαλύω) quer dizer falir por falta de experiência. Termo que representa a fragilidade do ser humano “longe” do Pai. Onde nada pode fazer que dê certo.

No caso, o desperdiçador (να σπαταλώ) foi o filho mais velho. Que perdeu a única oportunidade de entrar na Festa do Reino que o Pai, viúvo, deu. Mesmo o Pai insistindo com ele, o primogênito não quis entrar.

E, por aí, vai...

Me and my wife
Enviado por Me and my wife em 22/04/2024
Código do texto: T8047139
Classificação de conteúdo: seguro