COMO ACABAR COM A VIOLÊNCIA DOMESTICA?

A violência é um aspecto inerente do ser humano. Não vou dizer que outras espécies animais não tem o dom da violência. Claro que tem. Afinal, é o instinto de sobrevivência falando mais alto. Toda espécie animal, seja durante a coleta de seu alimento, seja por defesa contra ameaças à sua integridade física, torna-se violento em determinadas situações. O ser humano, porém...

O principal problema entre as pessoas é a formação desde o berço. Crianças criadas em um ambiente violento tendem a tornar-se violentas com o passar do tempo. E quando falo em "ambiente violento" não estou me referindo à violência contra a criança, propriamente dito, mas sim do meio em que ela está inserida.

Por mais carinho que receba de seus genitores, se não houver paz em seu lar, essa criança receberá, por osmose, toda a carga negativa do ambiente. Desavenças familiares, falas depreciativas sobre pessoas, preconceito ... tudo isso será assimilado pelo ser em evolução. E se houver desavenças entre seus genitores essa criança poderá tornar-se anti social na vida adulta.

Anti social não quer dizer que será reclusa, tímida. Ela poderá ser expansiva, ter muitos amigos, uma vida social agitada. Isso é uma característica pessoal, que não pode ser influenciada pelo meio em que está inserida. Ser tímida ou expansiva não tem muito a ver com seu lar original. Claro que algumas situações específicas podem, sim, acabar modificando a psique de um ser humano em formação. Mas isso não é muito comum...

Se a criança em questão for do sexo masculino, e seu genitor for alguém que trata sua companheira com violência, provavelmente ela replicará esse comportamento em suas relações futuras. Para ela isso é uma atitude normal. Se não, porque seu pai o faria? E aí entramos em uma situação extremada...

Se for uma menina e ela presenciar violência contra sua mãe, ficará com traumas que não serão vencidos durante sua formação. E, quando ela se casar, se tiver filhos homens, projetará nestes toda a sua revolta contida, não percebendo que essa atitude em nada ajudará na formação de seu rebento. Que estará formando mais um agressor de mulheres, pois se o exemplo de seu pai for esse e não tiver nenhuma contrapartida de sua mãe, instintivamente copiará a forma de agir daquele que é a única referência em sua vida...

E aí entramos em um circulo vicioso... o homem agride sua companheira por que este foi o exemplo que teve de seu genitor, e sua mãe não conseguiu mostrar-lhe o quanto isso é errado... a mulher que sofre agressão de seu esposo dá uma maior atenção à filha e relega seu filho a um segundo plano... e aí, por não procurar educar o garoto de forma que este não replique a conduta de seu pai no futuro, fará com que o ciclo de violência se torne interminável... e sabe o que é pior? Todos são culpados e ninguém tem culpa...

Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 17/04/2024
Código do texto: T8043494
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.