BRECHA

Francisco de Paula Melo Aguiar

O homem vive a justificar suas atividades santas e pecadoras.

São Lucas no capítulo 11, versículos 15 a 26 fala sobre brecha.

No dia a dia, o termo brecha é gíria que significa vacilo, mancada, furada e sacanagem.

A brecha não é brexa, é fura fila e, ainda defende ética.

Sempre foi e, é assim mesmo, veja por exemplo, o caso de matar em legítima defesa, instituto jurídico, assim definido na legislação penal brasileira e na maioria dos países.

E a trote de caixa provar perante o órgão julgador que o crime foi praticado em legítima defesa, quando o morto não fala para rebater o argumento que justifica sua morte.

Tem brecha para tudo que se pensa...

Breja da porta, da janela, do telhado, da boca, da fala...

É fato, a justiça não socorre os que dormem, porém, os acordados continuam vivos e praticando suas atrocidades.

O imaginário popular alerta que mato tem olho e parede tem ouvido, o que não deixa de ser uma brecha, ambos casos, a do olho é a do ouvido.

E de brecha em brecha da lei, o mais arrogante é prepotente, deita e rola contra o mais fraco, via suas reformas estruturantes de ordem social, econômica e financeira.

A brecha garante assim uma luz no fim do túnel da corrupção de plantão em qualquer instituição.

E não é diferente na gestão pública e privada dos negócios tidos como lícitos, porém, cheios de ilicitude.

E não é diferente, com a luta existente pelas religiosidades entre o bem e o mal, inclusive nas guerras por procuração, sim, isto mesmo, a exemplo de uma procuração que o cliente passa para o advogado agir no nome dele para defender seus direitos em qualquer esfera da justiça.

A guerra das estrelas se concretiza como um brinquedo, ex-vi os drones ou aeronaves não tripuladas, transportando armas, bombas, etc, enviadas pelo Irã contra Israel, neste último fim de semana, onde se não fosse a brecha do sistema de defesa antiaérea de Israel, a coisa tinha ficado ainda mais "preta".

A brecha da porta da frente, assim como a brecha da porta de trás, tem o mesmo significado de vê enquanto é tempo para se defender ou atacar, contra a injustiça, onde todos se acham justos, santos e não pecadores, invocando o nome de Deus ou de Aláh ou outra divindade invocada para se defender, matando o outro a qualquer preço.

É fato, os olhos são brechas na parte mais alta do corpo do indivíduo, assim como o ânus, é outra brecha, localizada entre às pernas e que só faz "merda", em qualquer parte do mundo.

Assim tem razão, o ditado popular, quando o indivíduo está mole ou fraco, até o urubu de baixo defeca no cabeça do urubu de cima.

E assim, diante de tanta brecha, até preso condenado com sentença transitado em julgado, foge e dá trabalho em ser recapturado.

É assim mesmo, cego é quem está por trás da faxina e nada vê. E aja brecha para atender os caprichos dos amigos e inimigos de plantão no período pré eleitoral, deixando a boiada passar pela brecha do arame do curral.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 15/04/2024
Reeditado em 15/04/2024
Código do texto: T8041917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.