TENHO LEMBRANÇA

Francisco de Paula Melo Aguiar

Tenho lembrança do tempo de criança que não volta mais.

Tenho lembrança da casa de meus pais que não volta mais.

Tenho lembrança de tudo da casa de meus pais que já não existe mais.

Ainda não existia internet, celular e televisão colorida, rede social, fake, computador, tablet, quadro branco em sala de aula, lousa eletrônica, data-show, impressora, estatuto da criança e do adolescente, ar-condicionado, ventilador e motor.

Existia vitrola. rádio, jornal, revista, folheto de cordel comprado na feira, carta anônima, boletim falando de Deus e do mundo da vida alheia em tempo de politicagem, caneta tinteiro, máquina de didatilografia, fogão à lenha, geladeira a gás, panela de barro ou de alumínio, abano, vassoura de palha ou de vassoura de botão, quadro negro, palmatória e bicicleta.

Tenho lembrança da água do barreiro de onde se bebia, cozinhava e se fazia tudo.

Lá em casa tinha a ordem de meus pais para se deitar cedo e para acordar cedo para tomar banho, escovar à boca, tomar café e ir para à escola.

A escola ficava longe, umas sete léguas, nunca medi para saber direito, apenas assim ouvia da boca dos mais velhos.

A casa de meus pais no sítio de sua propriedade ficava "olhando" para a estrada das boiadas e que servia de ligação da Paraiba com Pernambuco e do litoral ao sertão.

Depois conto o resto.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 14/04/2024
Reeditado em 14/04/2024
Código do texto: T8041323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.