ADEPTOS DA VOLTA DOS MILITARES

Recentemente uma página obscura da nossa história completou 60 anos: o golpe militar, que em 31 de março de 1964 depôs o então presidente João Goulart e instaurou no país a nefasta ditadura militar, que perdurou até meados dos anos 80.

É espantoso ver que atualmente, mesmo com todos os relatos de quem viveu aquela era das trevas, tem gente que ainda defende o golpe e diz que não houve tortura. Ou que a tortura foi merecida.

Aqui mesmo no Recanto das Letras dei de cara com um texto defendendo os militares de 1964 e justificando a tortura.

Pesquisando no site, encontrei um texto absurdo cujo autor não vou citar para evitar atritos desnecessários e cujo teor não vou divulgar por causa dos direitos autorais, mas o exencial é que ele exaltava os militares do golpe e justificava as torturas como sendo merecidas.

O sujeito esconde-se atrás de um pseudônimo, coisa que eu também já fiz por algum motivo particular. Pensei em sair do Recanto, como já fiz em outras ocasiões, por que o site não tem um filtro para coibir esse tipo de publicação. Mas não o fiz por apreço daqueles que aprecio ler e dos que apreciam o que escrevo.

Tudo bem, é a opinião do autor, mas em pleno 2024 deveríamos estar livre desse tipo de opinião retrógrada.

Só que não estamos. Em 2015, quando aconteceram as passeatas pedindo o impeachment da presidente Dilma, vi muito cartaz pedindo a volta do regime militar. Tudo bem que eu estava em Blumenau, uma cidade conhecida por seu lado muito conservador, mas ainda hoje infelizmente é expressivo o número de pessoas que defendem a volta do regime militar, tanto que a extrema direita, num golpe orquestrado, elegeu um candidato linha dura e casca grossa, grande defensor do militarismo. O resultado foi um governo desastroso, onde o país regrediu muito.

É triste ver tanta gente defendendo a volta desse regime arbitrário e autoritário, onde não havia liberdade de expressão, pensamento e imprensa, onde pessoas eram torturadas e mortas por discordarem da situação imposta ou por pensarem diferente.

Há muitos livros publicados sobre o assunto, há o depoimento e as lembranças amargas de pessoas que sofreram na carne os rigores da tortura e que sobreviveram para contar a história. Então por que ainda há tanta gente - e gente estudada - defendendo a volta desses tempos nefastos?

Triste, muito triste ver que a humanidade evoluiu tanto em tantos setores, mas em outros continua com a mentalidade na idade da pedra.

Sou a favor da liberdade de expressão e pensamento e contra qualquer tipo de repressão e censura, principalmente às artes.

E espero não estar sozinho nesta empreitada.