NÃO AO FANATISMO

Defendo todos os credos, desde que nos aproximem de Deus ou pelo menos em torno de uma convivência pacífica em redor daquilo que todos acreditam. Seja católico, evangélico, luterano, budista, kardecista, umbandista ou seja lá que religião você seguir.

O que ninguém suporta é o fanatismo. Pessoas que acreditam ferrenhamente que sua religião é a única e a verdadeira e tentam enfiar isso goela abaixo naqueles que se propõe a escutá-los ou lê-los.

Aconteceu quando fiz uma publicação no Facebook, num grupo de leitura (Clube do Livro), sobre o livro que foi debatido no Clube de Leitura (O retrato de Dorian Gray). Apareceu um sujeito defendendo Jesus e a Bíblia, com direito a muitos pontos de exclamação (!!!) e alguns erros de ortografia.

A intromissão do sujeito levantou debates, que ele sempre triplicava.

Tentei dizer, com educação, que aquele era um espaço para discutir literatura e não para pregações e levei outra lição de moral com todos os erros de ortografia e pontos de exclamação possíveis.

Respeito a opção religiosa de cada um e já defendi aqui o valor das religiões na vida das pessoas, na medida as unem as em torno de um bem comum e muitas vezes as afastam as de possíveis vícios. Mas sem fanatismo, por que todo fanatismo religioso emburrece as pessoas. Que muitas vezes sofrem verdadeira lavagem cerebral por parte de "pastores" que de aproveitam da fé cega de seus seguidores para receber altas contribuições em dinheiro. É a exploração da fé alheia e sabemos que existem muitas ditas "igrejas" que fazem isso.

Respeito a opção religiosa de cada um, pois no Brasil a liberdade religiosa é garantida pela Constituição Federal.

Mas na mesma medida que respeito, em contrapartida também espero ser respeitado na minha opinião e opção, que pode ser respeitar todas as religiões sem me converter a nenhuma.

Ninguém é obrigado a ouvir ou ler sermões, principalmente se o espaço não tiver sido feito para isso.

Dito isso, que Deus abençoe a todos os credos ou crendices. Mas por favor, sem pregações com excesso de pontos de exclamação e erros de ortografia de doer na alma!