Conversa com plantas

Dia desses, conversando com a minha gata; não "gata" mulher, felina mesmo, a Preta, um conhecido, ao flagrar nosso diálogo, achou isso estranhíssimo. Estranho acho eu que, por exemplo, pessoas dialoguem com plantas que não respondem, não dão o menor sinal de que estão lhe ouvindo, gostando ou deixando de gostar de suas palavras. Ontem mesmo vi, num canal de TV, trecho de reportagem com uma mulher, dona de um ¹hotel para plantas; de algum lugar do Brasil que não consegui saber qual fosse uma vez que peguei a programação já em andamento e a partir daí não houve nenhuma referência da localização do estabelecimento; conversando com inúmeras delas aos seus cuidados: "bom dia hortênsia, como vai minha querida?" (sic), e a hortênsia nem aí. "Olá minha querida bromélia, hoje eu vou cuidar bem de você, tá minha querida?" (sic) e a pobre bromélia muda, imóvel, indiferente...

Também acho estranho pessoas que dialoguem com seres imaginários como duendes, anjos, elfos, "entidades", que, à priori, só existem na cabeça delas próprias e, claro, também nas cabeças de seus pares. Algumas até se ajoelham para esses "bate-papos"; outras se postam, em pé, com as caras no muro; outras tantas se prostram com as caras no chão e as bundas voltadas para o céu. Acho legal! Isso também é liberdade, numa da acepções mais sublimes do conceito: converse com quem, ou o quê, e da forma que você quiser conversar, até com as paredes, ainda que essas não lhes ouçam nem respondam de nenhum modo. No entanto lhes digo: minha gatinha, a Preta, inequivocamente existe e ouve as palavras que lhe dirijo. E reage com miados, com afagos, com gestos, olhares, ronronares...

A propósito de plantas, o célebre paisagista e artista plástico brasileiro, ²Burle Marx (1909-1994), especialista em cultivo de plantas (matéria prima principal de sua profissão de paisagista), certa vez ao responder pergunta do apresentador ³Jô Soares, a respeito de plantas, "A planta gosta que se converse com ela? Isso é bom para o seu desenvolvimento?", teria respondido: "Plantas de modo geral gostam mesmo é de muito sol, de muita água e de muita merda. O resto é pura bobagem".

¹ Hotel para plantas é um estabelecimento onde as pessoas, quando viajam de férias por exemplo, "hospedam" suas espécimes cultivadas em vasos ou similares móveis, para que sejam cuidadas em suas ausências. (NA)

² Burle Marx (Roberto Burle Marx (São Paulo, 4 de agosto de 1909 – Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico e paisagista brasileiro. Embora tenha ficado conhecido internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista, também era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor). Wikipedia

³Jô Soares (José Eugênio Soares - Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1938 – São Paulo, 5 de agosto de 2022, mais conhecido como Jô Soares, foi um apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, humorista, músico e artista plástico brasileiro). Wikipedia