É preciso sabedoria e coragem

Já sentiu medo? Claro que já! Mas digo aquele "Medo" com letra maiúscula! Medo de realizar uma tarefa importante, medo do que os outros vão pensar, medo do desconhecido...O medo que paralisa! Que nos impede de ir adiante e que, depois com o passar do tempo se descobre que deveria ter sido mais ousado e que deveria ter tentado mas, agora o tempo passou e o melhor e esquecer! Isso não é pra mim e trá-lá-lá... Nós somos os principais responsáveis por criar esse "monstro interno" do medo e assim, sabotamos nossos sonhos. E o tempo passa e a frustração chega e aí temos que encontrar um culpado para o que nos aconteceu porque não aguentamos assumir a culpa sozinho. Tudo por causa do maldito medo de dar o primeiro passo! E o problema é que não entendemos muitas vezes que devemos tomar certas atitudes com medo mesmo. Porque depois que o criamos não existe outra forma de nos livrar desse monstro a não ser enfrentar.

Hoje acordei revoltada e fui fuçar meu computador e achei um texto que eu havia salvado antes de escrever meu primeiro livro, em 2013. É uma fábula que me ajudou a tirar meus escritos da gaveta. Tenho o maior respeito por está história e por isso quero novamente compartilhar:

"Um camundongo vivia angustiado com medo dos gatos.

Um mago teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo dos cães e, por isso, o mago o transformou em pantera.

Então ele começou a temer os caçadores. A essa altura o mago desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:

– Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo.”

Simples! Reflexão curta mas que diz exatamente o que precisamos ouvir.

É preciso coragem para romper com o projeto que nos é imposto. Parece clichê mas é verdade quando dizem que coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar, apesar do medo; caminhar para frente e enfrentar as adversidades, vencendo os medos…

É isto que devemos fazer porque nunca é tarde para sermos felizes e nunca é tarde para sermos sementes frutíferas nessa Terra.

Que tal começar a semana assim, enfrentando os problemas com coragem? Descobri que a coragem caminha com a sabedoria. Pra ter coragem só sendo sábio e isso aprendi não em fábulas mas, no livro dos livros: A Bíblia sagrada

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Chegou minha hora de buscar sabedoria e coragem. Mas não a de um rato pois esse está sempre com medo.

Andreia Caires
Enviado por Andreia Caires em 01/04/2024
Reeditado em 01/04/2024
Código do texto: T8032532
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.