MENTIRA

Francisco de Paula Melo Aguiar

Mentira!

É primeiro de abril, um dia como outro qualquer.

A fama de ser primeiro de abril, o dia mentira é uma construção tradicional e cultural da humanidade.

Uma brincadeira como outra qualquer de Bom gosto para uns e de má gosto para outros

Em se falando de construção cultural, tudo na vida é uma construção, uma narrativa verdadeira ou mentirosa.

Ainda que por analogia, vamos encontrar no pensamento do pintor e escritor além, naturalizado suíço Hermann Karl Hesse(1877-1962), ao afirmar que: " A grama nem cresceu. Não se pode ser vagabundo e artista e ao mesmo tempo um burguês saudável e são. Se você quer embriaguez, aceite a ressaca também! Se você quer sol e belas fantasias, aceite também a sujeira e o fastio! Tudo está dentro de você, o ouro e a lama, o prazer e a dor, o riso infantil e a angústia mortal. Aceite tudo, não se aflija com nada, não tente fugir de nada! Você não é burguês, também não é grego, não é harmônico e dono de si mesmo, você é um pássaro em plena tempestade. Deixe-a rugir! Deixe-se levar!".

E assm sendo o referido escritor complementa o pensamento critico ao dizer que: "O quanto você mentiu! Quantas milhares de vezes, mesmo em seus livros e poesias, você fingiu ser o harmonioso e sábio, o feliz, o iluminado! O mesmo eles fingiram ser os heróis ao atacarem na guerra, enquanto as entranhas tremiam! Meu Deus, como o homem é sinistro e fanfarrão, principalmente o artista, principalmente o poeta, principalmente eu!", in "O Caminhante", de sua autoria.

Ressaltamos que a mentira é pecado à luz da Bíblia Sagrada que revela a palavra de Deus, porém, "a verdade só deve ser dita àqueles que querem ouvi-la", segundo o filósofo grego Sêneca, no livro: O Naturalismo em Sêneca ", de Paul Carton, p. 102.

Então, o dia da mentira é uma construção cultural diária e não apenas uma brincadeira do dia primeiro de abril de cada ano, uma tradição como qualquer outro evento, por poucos ou por muitos assim lembrados.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 01/04/2024
Reeditado em 01/04/2024
Código do texto: T8032262
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.