AGIR COM HONESTIDADE É ISSO, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA!

A pequena compra que eu fiz numa mercearia deu 10.10. Paguei com 20.00. A moça me voltou exatamente 9.90. Analisando superficialmente podemos agir que ela foi mesquinha e poderia ter dado o troco de 10.00. Correto? Por incrível que pareça, sim. Corretíssimo. Ela não agiu com mesquinharia. Simplesmente usou a razão neste seu ato. Pensando bem, se outra funcionária agisse ao contrário, querendo ser mais agradável e desse o troco de 10.00, ficando com 0.10 (dez centavos a menos) no seu caixa, no final do expediente, se a somatória de clientes que ela atendeu e agiu desta maneira, sempre deixando de cobrar o preço exato de cada mercadoria chegasse a soma de 100 pessoas, por exemplo, no seu acerto com o patrão iria ficar faltando, nada maias, nada menos do que 10.00 (DEZ REAIS). Correto? Agora imagina você se aquela funcionária agisse desta maneira durante um mês? 30 x 10 = 300,00. Praticamente 1/3 (um terço) do seu salário que ela encontraria 1/2 (um meio) para rezar no 1/4 (quarto). Entendeu? Dez centavos, aparentemente não significa nada, mas para quem trabalha na área do comércio, faz diferença sim. Afinal, a matemática é uma ciência exata. Ela não admite batida no ombro ou cumprimento falso e muito menos "almoço grátis". Isto fica para outras atividades até certo ponto duvidosas.

PS : Fato concreto que aconteceu comigo há uma hora! Dei 20.00 e ela me voltou exatamente 9.90, cuja compra foi 10.10

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 31/03/2024
Código do texto: T8031768
Classificação de conteúdo: seguro