BUMERANGUE (BVIW)

Certa vez, à saída das aulas, presenciei um aluno da pré-escola sofrer preconceito racial. O ato foi tão forte, tão cruel, e tão inesperado, que a situação fugiu ao controle. Os pais relataram que o menino chegou desesperado a casa e foi para o chuveiro se esfregar, dizendo que precisava “se clarear”. E a dor? Ele se recusou a voltar à escola, e tiveram que transferi-lo.

Sabe-se, a criança não nasce racista. O meio em que vive, o modelo de educação que recebe, é que vão moldando sua forma de lidar com o mundo. Sei também de uma mãe lançando mão de bonecas pretas para vencer a aversão da filha às pessoas negras. Essa mãe dizia não saber a origem daqueles traços tão condenáveis, até que uma centelha se acendeu: ela mesma, nas pequenas coisas, na própria casa, poderia estar alimentando o racismo estrutural — praticado, muitas vezes, até de forma inconsciente.

Ver o mundo pelos olhos de uma criança nos diz que esse ser, símbolo da inocência, traz a pureza legitimada em seus sentimentos. Os julgamentos que emite apenas reproduzem os estímulos que recebe. Penso no peso que nós, os adultos, temos sobre o olhar dos nossos pequenos: esse é um dardo que poderemos apontar contra nosso próprio peito.

Tema da semana: Olhos de Criança (crônica)