O Boxe, A Vida e o Ato de Levantar

Eu nunca caí, meu oponente, você não me derrubará. Repito essas palavras para mim como um mantra que se recusa a desaparecer, mesmo diante das adversidades mais duras. No soar do ringue do boxe, assim como na vida, cada soco que absorvo, cada movimento que esquivo, carrega uma história de resistência, de luta, de sobrevivência.

O ringue, com suas cordas esticadas e cantos definidos, não é diferente do mundo aqui fora, onde cada dia me apresenta seu próprio conjunto de desafios. Em alguns dias, sou testado até o limite da minha resistência, empurrado para trás por forças que parecem intransponíveis. Mas, como no boxe, não é o ato de cair que define o meu valor; é o ato de me levantar.

A cada vez que sou derrubado, seja por um revés financeiro, uma perda pessoal, ou até mesmo uma falha em alcançar um objetivo que almejei, tenho a opção de permanecer no chão ou de me erguer, superar os golpes sofridos e me preparar para o próximo round. Porque tanto no boxe quanto na vida, a derrota de fato e definitiva só acontece quando desisto de lutar.

A alegria da vitória, seja conquistada no ringue ou em um triunfo pessoal, é plena não por causa da facilidade com que foi alcançada, mas pela luta que a precedeu. Cada vitória é feita pelo conhecimento das derrotas que me precederam, cada momento de alegria é mais profundo por causa dos momentos de desespero que superei.

O ringue da vida está repleto de desafios inesperados, adversários provocativos, e momentos de triunfo e derrota. Mas, assim como os boxeadores que se recusam a ser definidos por uma única luta, também eu tenho a capacidade de definir o curso da minha vida não pelos golpes que recebo, mas pela forma como respondo a eles.

Eu nunca caí, meu oponente, você não me derrubará. Porque a cada vez que a vida me empurra para o chão, eu escolho me levantar. A cada derrota, eu encontro a força para perseguir a próxima vitória. E assim, passo a passo, round por round, eu continuo, enfrentando o mundo com a determinação de um lutador, sabendo que a verdadeira vitória não está em nunca cair, mas em nunca deixar de se levantar.

15.03.2024

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 17/03/2024
Código do texto: T8022104
Classificação de conteúdo: seguro