Dia Internacional da Mulher

 

Nunca, jamais podemos esquecer, diluir ou subverter o significado do Dia Internacional da Mulher: uma data que se refere a mulheres da lida e da luta, gestadas nos embates dos séculos XIX e XX pelos seus direitos em particular, como mulheres, e no geral, como trabalhadoras assalariadas. Foi nesse tempo, nesse espaço e com esse espírito que a data surgiu e permanece.

 

Essa luta e esse significado persistem, eis que as mulheres, enquanto trabalhadoras, ainda buscam igualdade; enquanto mulheres, da mesma forma: igualdade e respeito a seus direitos, a seus corpos e a suas vidas. Isso tudo ainda permanece em construção. "Não se nasce mulher: torna-se mulher", como apropriadamente escreveu a escritora e filósofa existencialista francesa Simone de Beauvoir (1908 - 1986) em O segundo sexo (1949). Para além do ser biológico que nasce no mundo, a mulher é um ser social que tem condição e deve ser sujeito da sua própria história e, através da luta politica, mudar a condição social a qual está submetida num mundo que, muitas vezes, nos mais diferentes períodos históricos, lhe determina papeis que não condizem com seus anseios e interesses por liberdade e igualdade, subjugando-a.

 

O simples fato de mulheres irem a um estádio de futebol (foto acima), por exemplo, é um direito conquistado, não é algo socialmente natural, dado ou concedido à mulher enquanto sujeito social. Existem lugares no mundo, em nosso tempo, em que isto não é possível, lugares onde a mulher é oprimida e não goza de igualdade e liberdade enquanto cidadã. Nos mais diferentes regimes e sistemas politicos, a luta pela emancipação feminina sempre esteve e ainda está na ordem do dia.

 

Venho de uma família, tanto materna quanto paterna, de mulheres fortes, atuantes e determinantes na família e na sociedade. Partilhei minha vida laboral, da mesma forma, com mulheres singulares, de luta e de lida, minhas colegas de profissão. Através deste texto, também, manifesto meu respeito e admiração a todas elas.

 

Abaixo toda a opressão que ainda existe sobre as mulheres. Viva o Dia Internacional de Mulher, dia de luta contra essa opressão e a favor da liberdade e da igualdade.

 

Um bom final de semana para todas e todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam, lutem e fiquem com Deus.