Vida e Alma

NUNCA esqueço o verso de Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. A alma é o vetor da vida. Sua consciência. Sem alma o ser humano vira robô.

Mas a verdade é que é muito difícil enfrentar as tentações para impedir a alma de se apequenar. É um esforço diário, é como matar um tigre por dia(como diziam no passado). Antes, sejamos francos, éramos muito mais tolerantes e fraternos, havia tempo para reflexão, para tentar frear a intolerância, s raiva, o rancor e até o começo do ódio. Não nego que havia revolta e até violência. Mas casos pontuais. A verdade é que tentávamos não apequenar a alma e viver com uma certa dignidade.

Hoje, devido à sociedade competitiva e materialista onde reina o mercado que impõe a moda, as pessoas vivem num tremendo frisson e são capazes para aparecer e por vaidade a negociar até a alma. Sei que vida é fugaz mas uma dádiva que Deus nos concedeu é que só é bem vivida se cuidarmos da alma. No mais, vale lembrar o que disse Malraux: “Uma vida não vale nada, mas nada vale uma vida”. Vida que segue. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/03/2024
Código do texto: T8014489
Classificação de conteúdo: seguro