O MILAGRE

Francisco de Paula Melo Aguiar

Hoje, 4 de março de 2024, a ponte Rio de Janeiro a Niterói está completando cinquenta anos de inauguração.

Um desafio da engenharia nacional, concretizado assim o sonho do orgulho da época que ficou conhecida como o milagre econômico nacional, o auge do Regime Militar implantado em 1964 no Brasil.

A monumental ponte tem 13 (treze) quilômetros de extensão, o que equivalente a distância de Santa Rita ao Liceu Paraibano, bailando sobre a água da Baía de Guanabara.

Tanto é assim o avanço tecnológico usado em sua construção naquela época, quanto o protagonismo nacional de diminuir a distância entre Niterói e o Rio de Janeiro, assim sendo, é importante assistir o vídeo que conta tal história daquele sonho realizado:

"50 ANOS DA PONTE RIO-NITERÓI | Histórias do Acervo.

No dia 4 de março de 2024, a Ponte Rio-Niterói completa 50 anos desde a sua inauguração. Com 13 quilômetros de extensão, a Ponte é uma das vias mais importantes da cidade, que liga a capital carioca a uma parte da região metropolitana, do outro lado da Baía de Guanabara. Por dia, mais de 150 mil veículos cruzam a Ponte, mas nem todo mundo sabe da quantidade de acidentes e mortes que fazem parte da história da construção. Hoje, na véspera desse aniversário, William Helal Filho te relembra essas histórias", ex-vi #AcervoOGlobo #PonteRioNiteroi #Ponte50anos.

Como seria importante o Brasil voltar a sonhar e concretizar grandes obras em suas cinco regiões. Nossa gente precisa ter orgulho de ser brasileiro e abandonar o proselitismo de muro baixo que não leva a nada, porque tudo é pago com suor, sangue e trabalho de nossa gente de todas as classes sociais, os governantes e seus regimes passam e as obras ficam, porque não são deles, tudo é do povo.

Parabéns a todos nós visíveis e invisíveis, inclusive aqueles que morreram como heróis nacionais que são durante a construção da Ponte Rio-Niterói, hoje esquecidos pela memória nacional.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 04/03/2024
Reeditado em 04/03/2024
Código do texto: T8012161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.