Volta às aulas

Crônica curta

Volta às aulas.

Naquele tempo, o ano letivo começa em março, depois das férias do final de ano. Grupo escolar, ginásio, científico ou normal, ou clássico, e finalmente a faculdade.

A volta às aulas era sinal de festa, reencontrar os coleguinhas que haviam viajado para as cidades do interior, as histórias das fazendas, as aventuras com os avós, as delícias da culinária mineira. “Eu ajudei vovô a fazer doce de leite, com o leite que tirei da vaquinha Mimosa”. “ Na fazenda do vovô também tem uma vaquinha que se chama Mimosa” “Eu também andei a cavalo, andei de carroça e carro de boi.” Era assim até bater o sinal para a gente entrar para a sala de aula.

Professora nova: Doma Márcia se apresentava, ela havia terminado o Curso Normal no Instituto de Educação. Era a sua primeira experiência como professora.

Primeira atividade: Uma redação, já éramos alfabetizados, título: “Minhas férias”.

Tudo que havíamos conversado, quando chegamos, era descrito por cada aluno.

Eu, minhoca do asfalto, não tinha as mesmas aventuras dos colegas, me contentava em descrever os livros que tinha lido, as seções das matinês de cinema. Realmente ficava com inveja dos banhos de cachoeira, de galopar cavalos, de comer doce de leite feito em casa.

E assim, a vida na escola primária ia evoluindo, deixando saudades.

José Marcos Ramos
Enviado por José Marcos Ramos em 01/03/2024
Código do texto: T8010416
Classificação de conteúdo: seguro