PLAYLIST PARA ACALMAR OS BOLSOS

Meu caçula gosta de pets. Temos alguns em casa e já tivemos muitos outros morando conosco. Em nossa casa, os animais sempre foram mais do que meros mascotes. Luna, com sua pelagem negra reluzente, é a veterana entre nossos pets. Uma SRD de alma valente, mistura de Pinscher com Basset. Mas ela não é a protagonista dessa crônica.

Recentemente, nossa casa recebeu um hóspede temporário. Minha sobrinha foi viajar por uns dias e, para ir tranquila, pediu ao meu filho para ficar com o pet dela aqui em nossa casa, o animado Theo. Sua chegada trouxe uma nova dinâmica ao lar, especialmente para Luna, que a gente até esquece qual é o som do latido dela. Luna encontrou espaço em seu coração para brincar com o novo amigo. Entretanto, como toda boa história, essa temporada tinha seu fim. Quando chegou o momento da despedida, Luna não estava preparada para deixar seu companheiro de brincadeiras partir. Enquanto observava Theo ser colocado na caixa de transporte, ela esperava ansiosa que iriam todos juntos em mais uma aventura.

Enfim, o Theo foi embora e a solidão de Luna após a partida dele foi palpável, ela ia até o portão e voltava para a sala, chorava e percorria o caminho. Inconsolável. Eu brinquei com ela, tentei confortá-la com carinho, meu filho não estava em casa. Naquele momento, foi a magia da tecnologia que acabou por acalmar seu coração aflito, pedi à Alexa para "tocar música para acalmar cachorro". Com a simples solicitação à Alexa, uma melodia suave preencheu o ambiente, acalmando a inquietação de Luna e restaurando a paz àqueles enormes olhos jabuticaba.

Enquanto contemplava essa cena, uma reflexão curiosa surgiu em minha mente: "Será que a Alexa tem música para acalmar os bolsos?" Em meio às incertezas financeiras do início do ano, essa ideia ganhou contornos interessantes. Fiquei pensando no que a Alexa poderia me oferecer como musicoterapia monetária. Imaginei uma playlist que, ao invés de acalmar os corações caninos, pudesse tranquilizar as preocupações financeiras.

Talvez Martinho da Vila, com seu refrão icônico "...dinheiro na mão é vendaval, é vendaval...". Acho que não seria um bom conselho para mim. Hoje, eu estou mais para o Ultraje a Rigor, com seu tribal refrão "... Mim gosta ganhar dinheiro (dinhero!)" nos gritos primitivos e miméticos de saudação ao dinheiro. Mas o Roger não pede dinheiro como o Samuel Rosa pede em sua canção "Esmola", que mostra a desigualdade social escancarando o abismo ao cantar "Uma esmola pelo amor de Deus/Uma esmola por caridade/Uma esmola pro menino, pro ceguinho, pro preto pobre, pro indigente, pro mendigo, pro desempregado...".

Seguindo a possível playlist para acalmar o bolso, pensei na alegria de Tim Maia gritando aos quatro ventos "Não quero dinheiro, quero amor sincero, isso é o que eu espero". Romântico que sou, fico torcendo para não me igualar ao César e ao Paulinho, que cantam "olha o que a vida me ensinou/Dinheiro não compra o amor" sofrendo a desilusão de haverem sido trocados por outro. Mas estamos em época de carnaval, é fevereiro, dias de cantar marchinhas como "Me dá um dinheiro aí", um pedido vindo de 1960 e que ressoa bem pra mim até hoje. Homero, Ivan e Glauco Ferreira, ensinam que a gente acaba em uma grande confusão quando não se tem controle sobre o vil metal.

Bem, enquanto não descobrimos uma playlist para acalmar os bolsos, resta-nos desfrutar das melodias que acalmam as almas e compartilhar o amor que nos une, tanto aos nossos amigos de pelo quanto aos humanos que nos cercam. Como a vida nos ensina, nem sempre o dinheiro é a resposta para nossos anseios mais profundos, por isso, eu desejo que ouça com o coração aberto o que Frejat diz: "Eu desejo que você ganhe dinheiro/Pois é preciso viver também/Que você diga a ele pelo menos uma vez/Quem é mesmo o dono de quem".

Então é isso! Há playlist para acalmar os cachorrinhos, mas não há uma para acalmar bolsos vazios. E você? Queria uma playlist para acalmar o quê?

Paulo Siuves
Enviado por Paulo Siuves em 17/02/2024
Código do texto: T8001330
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.