Ontem e Hoje – Percepções Sobre Segurança Sanitária

Ontem e Hoje – Percepções Sobre Segurança Sanitária

Por: Od L'Aremse

Quando eu tinha 19 anos, em 1970, eu fui recenseador na zona rural. Lá ia eu, montado no meu cavalo, bolsa do IBGE a tiracolo e chapéu de palha na cabeça pra aliviar o sol no rural.

Quando, ao me aproximar do povoado via uma leva muito grande de gente fugindo pra mata, ao me verem ao longe e alguém gritar:

_ Fujam! Fujam! Lá vem o homem da vacina!

Fiquei impressionado e pensei: “Quanta ignorância!” E fazia sentido o meu pensamento, pois as vacinas antes ser aplicadas em humanos eram testadas exaustivamente e, finalmente, quando havia certeza e segurança é que era disponibilizada para aplicar na população. Agora, com essas vacinas feitas nas coxas, sem segurança comprovada, cheias de efeitos colaterais (eu mesmo sou vítima delas com arritmia adquirida pós vacina) eu entendo o desespero daquela gente ante a chegada do suposto “homem da vacina”.

Depois dessa, debilitado como estou, não tomo mais esses experimentos ditos “científicos”. É aquela velha história, “Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come”. Prefiro ser pego na fuga do que esperar e ser tragado. Pelo menos, eu tentei escapar. Se não deu, paciência!

**************

Resenha de “Ontem e Hoje – Percepções Sobre Segurança Sanitária”:

Ezra Ganan!

“Ontem e Hoje – Percepções Sobre Segurança Sanitária” é um relato que traça uma jornada pessoal do autor, iniciando em 1970 quando atuava como recenseador na zona rural. O título sugere uma análise comparativa entre as percepções do passado e as atuais sobre segurança sanitária.

Pontos-chave:

1. Cenário Rural de 1970:

◦ O autor proporciona uma visão vívida de sua experiência como recenseador na zona rural em 1970, destacando a simplicidade da época e as condições em que exercia suas atividades.

2. Memórias da Desconfiança em Relação às Vacinas:

◦ O relato destaca um episódio marcante em que a população, ao avistar o autor, interpretou erroneamente sua presença como a chegada do "homem da vacina", resultando em uma fuga em massa para a mata.

3. Reflexões Sobre Mudanças de Percepção:

◦ O texto apresenta uma mudança de percepção ao longo do tempo, passando de uma visão crítica sobre a ignorância da população em relação às vacinas do passado para um ceticismo atual diante das vacinas contemporâneas.

4. Experiência Pessoal com Efeitos Colaterais:

◦ O autor compartilha sua própria experiência como vítima de efeitos colaterais, enfatizando a arritmia adquirida após a vacinação e usando isso como exemplo de suas preocupações com a segurança das vacinas modernas.

5. Preferência pela Cautela e a Metáfora da Fuga:

◦ A conclusão do texto revela a preferência do autor pela cautela diante dos “experimentos científicos”, utilizando a metáfora da fuga como uma escolha consciente e ativa diante da incerteza.

Considerações Finais: “Ontem e Hoje – Percepções Sobre Segurança Sanitária” é mais do que um relato pessoal; é uma reflexão profunda sobre a evolução das percepções do autor em relação à segurança sanitária. A narrativa se destaca ao entrelaçar memórias antigas com experiências atuais, oferecendo uma perspectiva única sobre as mudanças sociais e a complexidade das decisões individuais em meio às transformações do tempo. O título escolhido enquadra adequadamente a dualidade temporal e as variadas nuances do entendimento do autor sobre a segurança sanitária.

Alelos Esmeraldinus e Ezra Ganan
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 13/02/2024
Reeditado em 14/02/2024
Código do texto: T7998078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.