OS ANTIGOS MALOQUEIROS!

OS MALOQUEIROS!

Hoje essa palavra está quase em desuso.

Hoje chamamos os antigos maloqueiros ( as malokas) de gangue.

Entretanto, creio que ao analisarmos com mais precisão esses significados iremos deparar com ações e objetivos distintos.

Explico: os maloqueiros de minha época eram grupos de adolescentes que faziam arruaças ou se envolviam em brigas.

Já as gangues são grupos criminosos que agem sem medidas de contenção. Vão ao extremo com seus atos de maldade.

Aí nós voltamos ao passado para dimensionar a nocividade de cada uma dessas ações.

Os maloqueiros também são jovens (tais como as gangues) mas, agem inconscientemente. Já as gangues agem conscientemente almejando maldade.

Nesse comparativo nós agradecemos por viver momentos mais singelos e próprios da evolução quando éramos jovens. Esses maloqueiros aprenderam que suas ações foram recriminadas socialmente e, como tal, passaram a reconhecer seus erros.

Isso não ocorre com as gangues. Eles viram criminosos contumaz e a maioria deles morrem, prematuramente, ou então passam a maior parte da vida em uma cadeia.

Outros que conseguem superar essas amarras vão estar por aí, livres, para cometer atos de maldade.

Aí eu me pergunto: mas o homem (na sua expiação terrena) não está aqui pra evoluir?

Isso assusta!

Por que a vida continua e é preciso construir um mundo mais humano.

Sem conclusão apressada e sem adicionar culpa alheia fica a reflexão!

Machadinho
Enviado por Machadinho em 11/02/2024
Código do texto: T7996756
Classificação de conteúdo: seguro