Caminho da Escola.

 

E fevereiro chegou anunciando o fim das férias e a volta às aulas.

São 6:00 horas, e  Tigrão já está  rugindo. A  saber  - Tigrão  é  o ônibus escolar, um veículo na cor amarela desenhado com faixas  na cor preta.

O motorista aguarda o embarque de alguns funcionários de uma escola  da zona rural, situada a 25 km do centro urbano.

No Caminho da Escola, pela estrada de terra batida, em meio a trancos e solavancos, Tigrão vai parando aqui e acolá , e pouco a pouco os assentos vão sendo ocupados por jovens estudantes, uns alegres e falantes,outros nem tanto.

 

Sentada à janela , vejo Deus....

O dia está radiante, após as recentes chuvas, pastagens e plantações  esbanjam beleza  em muitos matizes de verde. Ao longe, entre as montanhas, uma grande pedra parece tocar o céu azul. 

 

Tigrão parou novamente, e desta vez para o embarque de um garotinho.

O menininho tem quatro  anos ( aparenta ter três), é o primeiro dia de seu primeiro ano na escola. Devidamente trajado ele  segura firmemente a sua pequena mochila  colorida com desenhos do homem aranha.

O garoto acena pra mãe em despedida, e repentinamente correndo em sua direção surge um cãozinho caramelo.

O cãozinho choraminga, quer acompanhar o menino, abocanha  a sua camisa na tentativa de impedir que ele suba no veículo.

Acontece um impasse, o menino fica indeciso, já não quer embarcar e deixar seu amigo. O cãozinho insiste com latidos chorosos.

Ato seguinte, a mãe  segura o seu menino no colo e o coloca dentro do ônibus,  com voz  firme e amorosa, diz ao pequeno - vai aprender ler, que  eu cuido do seu amigo Amendoim.

O corajoso calouro engole o choro e segue viagem.

Voltando  pra casa, uma  curva antes do desembarque do nosso garotinho , pode-se ouvir os latidos de Amendoim.

O nosso estreante no mundo das Letras tem pressa , desce ligeiro e jogando a mochila pro lado abraça alegremente seu cachorro amigo.

Tigrão segue viagem, e o nosso calouro seguirá  descobrindo os malabarismo do Viver.

- Menino, não tenha pressa , por agora brinque com o "melhor amigo de menino", o seu cãozinho Amendoim...logo estará brincando com a magia das Letras....

 

 

 

Gracieluz
Enviado por Gracieluz em 10/02/2024
Reeditado em 15/02/2024
Código do texto: T7995862
Classificação de conteúdo: seguro