Gente da Gente

 

E chegou  fevereiro, primeiro dia do segundo mês do novo ano. Minha pequenina cidade que sempre acorda preguiçosamente, hoje acordou mais cedo. Vejo que em frente à única agência bancária que temos, cresce uma fila ( não habitual). O motivo? Início de mês tem o pagamento das aposentadorias.

Vou até o  auto atendimento, e enquanto aguardo a inicialização da máquina, uma senhora me aborda timidamente;

- bom dia! deixa perguntar procê uma coisa.

- bom dia! sim pode perguntar...

- Ocê é fia da Ineis,num é ? conheci muito sua mãe.Aqui, cê pode fazer o favor de tirar o dinheiro pra mim? É que não tenho leitura, não sei mexer nessas máquina. Se ocê tirar o dinheiro , eu volto pra casa mais cedo, moro na roça e tá com jeito de chuva.

No que respondo - poder eu posso, mas é melhor esperar a moça do Banco chegar, é perigoso passar o cartão pra estranhos.

- mas ocê num é fia da Ineis?

- sim, eu sou...

- então num tem perigo não.Sua mãe era  gente da gente, muito boa e honesta, então ocê também deve de ser.

Ela retira cuidadosamente o cartão, e me entrega.Pergunto pela senha.Em outra bolsinha, pega um papel dobradinho e me  entrega dizendo - a moça me aconselhô de guarda separadinho. 

Faço o saque, entrego o dinheiro, o cartão e o papelzinho da senha.Ela sorri agradecida, e pergunta...você é qual das Marias da Ineis, ceis é uma porção....

Eu sou a Maria das Graças.

Ela me abençoa efusivamente e vai.                 

Eu? Eu fiquei ali por uns segundos a pensar na minha responsabilidade em ser a FILHA DA INEIS.

Ser boa gente e honesta, tal qual ela foi, e ensinou-me.

Obrigada, minha mãe!

 

 

Gracieluz
Enviado por Gracieluz em 01/02/2024
Reeditado em 02/02/2024
Código do texto: T7990012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.